156

Ilustrar os Clássicos – Projetos Artísticos e Literários em Sala de Aula turma _CF_T01

Apresentação

A ação de formação pretende capacitar os professores a desenvolver projetos na área da ilustração, fornecendo ferramentas práticas que apoiem os professores em sala de aula, que auxilie a desenvolver projetos de cariz prático através de alternativas que remetam para o exercício visual. Esta ação visa promover a interdisciplinaridade prática entre os professores, favorecendo a flexibilidade curricular e criando um ambiente educacional propício para uma aprendizagem enriquecida através da integração de diferentes narrativas.

Destinatários

Professores/as dos Grupos de Recrutamento 240 e 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento 240 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento 240 e 600.

Objetivos

- Promover o conhecimento do património literário na Europa através de projetos de expressão plástica aliciantes; - Explorar projetos artísticos em sala de aula que promovam a educação para a cidadania através do contato com tradições literárias de diversas culturas além da portuguesa; - Contribuir para o alargamento e enriquecimento das experiências visual e plástica dos alunos através da realização de atividades plásticas em sala de aula que desenvolvam a imaginação, sensibilidade e estimulação tátil, articulando processos de aprendizagem com o desenvolvimento de projetos aliciantes; - Desenvolver projetos através do cruzamento de diferentes áreas curriculares, com sentido inovador, que fomentem o uso de novas ideias, métodos e linguagem estética/ técnica, valorizando a área artística enquanto veículo de uma narrativa e o seu potencial de transversalidade curricular.

Conteúdos

Módulo 1 - Organização sequencial da informação com o objetivo de contar uma história; - Desenvolvimento da ideia: esboço e materiais; - Características de vários materiais riscadores (lápis de grafite, lápis de cor). Módulo 2 - Diferentes modos de representação da figura humana e lugares; - Estrutura e forma na representação visual; - Simplificação e estilização de formas. Módulo 3 - Estudo de características de cada personagem; - Identificação, compreensão e saber representar de forma distinta personagens em diferentes épocas da história; - Técnicas de desenho e cor na ilustração; - Identificação da importância da cor na representação. - Reconhecimento da textura como uma sensação visual e táctil; - Distinção do desenho como um meio que permite criar e exprimir visualmente a textura.

Metodologias

Apresentação da proposta de trabalho – Ilustração de uma narrativa; Estudo da narrativa; Esboços dos personagens e lugares: estudo das características dos personagens e lugares onde se desenrola a ação: a forma, o volume, a cor, textura e movimento; Apresentação e experimentação de materiais e cores; Demostração de cada fase do desenvolvimento do trabalho e acompanhamento individualizado; Desenvolvimento do trabalho; Conclusão, apresentação dos trabalhos desenvolvidos e discussão geral sobre a ação de formação.

Avaliação

A avaliação de cada formando/a será realizada sob o princípio da avaliação contínua e terá como referência os objetivos desta modalidade formativa, considerando os seguintes parâmetros e ponderações: - Participação; - Realização das Tarefas nas Sessões (40%); - Trabalho/Projeto Final; - Reflexão Crítica/Relatório Individual (60%). Certificação: - Aplicação das Escalas Quantitativa (1 a 10 valores) e Qualitativa previstas no ECD e orientações subjacentes. A avaliação inferior a 5 implica a não atribuição de certificado; - Regime de Faltas / Presenças – Assistência a, pelo menos, 2/3 das horas presenciais de formação.

Bibliografia

Augsburg, Veit Konrad Schwarz of ; Augsburg, Matthaeus Konrad Schwarz of (2015). - The First Book of Fashion - TheBook of Clothes. Bloomsbury Publishing by Rublack, Ulinka; Hayward, Maria. ISBN: 9781474249904 Esopo (2016). Fábulas de Esopo. Porto Editora. ISBN: 9789720727770 Pinto, Vanda (2021). Conta-me um Clássico. Alfarroba Edições. ISBN: 9789899068018 Racinet, Auguste (1ª edição 1888). The Costume History. ED: Taschen. ISBN: 9783836571289 Soria, Maria Carmen (2023). Zoologia Ilustrada. Ed. Minotauro. ISBN: 9789899159020

Observações

Critérios de Seleção A seleção dos/as formandos/as será feita de acordo com a ordem de inscrição, respeitando as seguintes prioridades: 1.ª Prioridade – Docentes das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana que necessitam de horas de formação para a progressão na carreira/índice; 2.ª Prioridade – Outros docentes das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-05-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 03-05-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
3 10-05-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 10-05-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
5 17-05-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 17-05-2025 (Sábado) 14:00 - 19:00 5:00 Presencial
Início: 03-05-2025
Fim: 17-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-131098/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Diogo de Gouveia – Beja