
Educação Artística - Música como recurso pedagógico transdisciplinar turma _CF_T01
Apresentação
A Academia do Plano Nacional das Artes apresenta esta ação no domínio da Música para educadores de infância e docentes do 1.º CEB. A sensibilidade estética e artística é uma competência legítima, reconhecida e fundamental na organização curricular e no desenvolvimento pessoal; próxima das artes e do processo criativo, incentiva a escola a dinâmicas transdisciplinares promovendo a transformação. Por conseguinte, pretende-se a valorização da Educação Artística nas escolas, apresentando, renovando e dinamizando práticas pedagógicas adaptadas às exigências atuais. Para este propósito, este curso apresenta um conjunto de referentes, de conteúdos, de recursos pedagógicos e de processos criativos, através de atividades específicas da área da Música, tendo em conta uma perspetiva transdisciplinar com as diferentes áreas do conhecimento. Com o objetivo de aumentar as competências profissionais e pessoais dos educadores de Infância e docentes do 1.º CEB, observando os princípios orientadores e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, pretende-se fornecer ferramentas que o professor possa explorar em contexto de sala de aula, proporcionando aos seus alunos um entendimento conceptual da Música nas suas diversas vertentes e possibilidades interdisciplinares.
Destinatários
Educadores/as de Infância e Professores/as do Grupo de Recrutamento 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores/as de Infância e Professores/as do Grupo de Recrutamento 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores/as de Infância e Professores/as do Grupo de Recrutamento 110.
Objetivos
- Observar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Matriz Curricular em Educação Artística, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as Aprendizagens Essenciais para a Música; - Promover metodologias de ensino inovadoras recorrendo a meios, materiais, dispositivos e instrumentos, com diversidade sonora/musical e expressiva; - Valorizar o papel da Educação Artística como forte potenciador do desenvolvimento pleno do sujeito e nas relações comos outros, relacionando a música com as outras áreas do saber; - Desenvolver um conjunto de recursos pedagógicos, através de atividades específicas, que promovam uma pedagogia ativa centrada na criação, na experiência e na exploração do mundo envolvente, bem como na interpretação musical, privilegiando a voz, o corpo e os objetos / instrumentos.
Conteúdos
Contextualização (1 hora) - Missão e estratégias do Plano Nacional das Artes. - Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico. - Documentos de referência: Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar; Educação Artística no 1.º Ciclo do Ensino Básico — Matriz Curricular/Música. Conteúdos específicos da Música (4 horas) - Elementos musicais: timbre, altura, dinâmica, ritmo, forma. - Domínios: criação (criatividade e improvisação em música); audição (escuta musical ativa); interpretação (voz, corpo e instrumentos); contextos musicais (música, sociedade, cultura e história); simbolização/representação musical. - Enquadramento: corpo humano enquanto primeiro (e principal); instrumento de expressão artística em música; música para todos (metodologias ativas e respetivos pedagogos); multiplicidade da Música (géneros/estilos). Recursos pedagógicos (20 horas) Criação (4 horas) 1. Estímulo à experimentação sonora. 2. Criação e improvisação - corpo e objetos. 3. Percursos de aprendizagem: abordagem a outras áreas do conhecimento, tendo por base a Pedagogia musical ativa. 4. Exploração/criação sonoro-musical com formas, estilos, géneros e tecnologias diferenciadas. 5. Atividade/recurso pedagógico: criação e improvisação de ambientes sonoros, sequências e peças musicais; extensão às outras áreas do conhecimento. Corpo (4 horas) 1. Corpo como instrumento de expressão artística em Música. 2. Timbre, ritmo, pulsação, acentuação, andamentos. 3. Percursos de aprendizagem: metodologia ativa; dimensão multidisciplinar da Música, identificando relações com outras artes e áreas de conhecimento. 4. Timbres e ritmos corporais: improvisação e interpretação em géneros e estilos diferentes. 5. Atividade/recurso pedagógico: exercícios rítmico-corporais, música e movimento, atividades transdisciplinares. Voz (4 horas) 1. Voz como instrumento: importância e cuidados (relaxamento, respiração e vocalizos). 2. Parâmetros musicais: exploração de potencialidades do aparelho fonador. 3. Metodologias e técnicas de ensino de canções e jogos prosódicos: pedagogia musical ativa. 4. Técnicas de execução e de interpretação musical (voz falada e cantada) e música de conjunto. 5. Percursos de aprendizagem: possibilidades de escolhas musicais para um trabalho interdisciplinar; dimensão multidisciplinar da música, identificando relações com outras artes e áreas de conhecimento. 6. Atividades: escolha e seleção de canções e cantos rítmicos de acordo com a faixa etária e o desenvolvimento musical dos alunos. Representação e contextualização (4 horas) 1. Repertório musical e contexto sociocultural: escolha de canções, jogos prosódicos, peças para escuta orientada. 2. Audição e interpretação de peças musicais com formas, estilos, géneros e tecnologias diferenciadas. 3. Percursos de aprendizagem: dimensão multidisciplinar da Música, identificando relações com outras artes e áreas de conhecimento; Música para todos. 4. Técnicas de interpretação e prática de musical de conjunto: vocal, corporal e instrumental. 5. Atividades/recursos pedagógicos: exploração de códigos e formas diferenciadas de representação gráfica dos sons (convencionais e não convencionais); exploração de instrumental Orff. 6. Proposta de atividades transdisciplinares. Reflexão e exposição de propostas de trabalho (4 horas) 1. Apresentação de proposta de um recurso pedagógico, com caráter transdisciplinar, que reflita os conteúdos abordados na ação.
Metodologias
Presencial: Sessões teórico-práticas. Os conteúdos são expostos no decurso da apresentação com uma sequência de recursos, materiais, dispositivos e instrumentos para a prática educativa. Simultaneamente, desenvolvem-se modelos pedagógicos diferenciados na área da Música, centrados numa aprendizagem que potencie o desenvolvimento pleno do aluno. Neste enquadramento, a apresentação do conjunto dos recursos pedagógicos é acompanhada pelos procedimentos necessários à sua produção, manuseamento a aplicação em contexto escolar. Os formandos irão ser convidados a desenvolver propostas individuais de trabalho para a construção de um recurso pedagógico a apresentar e discutir com os colegas na última sessão.
Avaliação
A avaliação de cada formando/a será realizada sob o princípio da avaliação contínua e terá como referência os objetivos desta modalidade formativa, considerando os seguintes parâmetros e ponderações: - Participação; - Realização das Tarefas nas Sessões (50%); - Trabalho/Projeto Final; - Reflexão Crítica/Relatório Individual (50%). Certificação: - Aplicação das Escalas Quantitativa (1 a 10 valores) e Qualitativa previstas no ECD e orientações subjacentes. A avaliação inferior a 5 implica a não atribuição de certificado; - Regime de Faltas / Presenças – Assistência a, pelo menos, 2/3 das horas presenciais de formação.
Bibliografia
Gordon, E. (2000). Teoria da Aprendizagem Musical: Competências, Conteúdos e Padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian Swanwick, K. (1988). Music, Mind, and Education. London: Routledge UNESCO (2006). Roteiro para a Educação Artística. Desenvolver as Capacidades Criativas para o Séc. XXI. Lisboa: Comissão Nacional da UNESCO Willems, E. (1970). As Bases Psicológicas da Educação Musical. Fribourg Editions Pro-Música Wuytack, J., & Palheiros, G. (1995). Audição Musical Activa. Associação Wuytack de Pedagogia Musical, Porto
Observações
Critérios de Seleção A seleção dos/as formandos/as será feita de acordo com a ordem de inscrição, respeitando as seguintes prioridades: 1.ª Prioridade – Docentes das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana que necessitam de horas de formação para a progressão na carreira/índice; 2.ª Prioridade – Outros docentes das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana.
Formador
Carla Alexandra Gonçalves de Campos Nunes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 03-05-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 10-05-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 10-05-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 17-05-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 17-05-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 24-05-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 24-05-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |