
Inteligência Artificial em Educação - Práticas, desafios e ferramentas turma _CF_T01
Apresentação
Com o surgimento do ChatGPT, o tema da Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente em toda a nossa vida, tendo um impacto especial a nível da Educação, dos nossos alunos e do tema da avaliação. Nesse sentido, é importante que os professores estejam cada vez mais familiarizados com o conceito, o seu potencial e utilização. Por um lado, para poderem tirar proveito das ferramentas de IA; por outro, para conseguirem gerir ou minimizar o seu impacto na dinâmica "normal" de sala de aula.
Destinatários
Professores/as dos Ensinos Básico e Secundário e Professores/as de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Ensinos Básico e Secundário e Professores/as de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores/as dos Ensinos Básico e Secundário e Professores/as de Educação Especial.
Objetivos
- Compreender o conceito de Inteligência Artificial (IA); - Desmistificar algumas ideias associadas a IA, refletindo sobre os verdadeiros riscos e como os minimizar; - Conhecer um conjunto de ferramentas associadas a IA em várias dimensões; - Explorar boas práticas no uso das ferramentas de IA; - Debater sobre o impacto da IA na Educação, e de como as integrar, minimizando o seu impacto, inovando as nossas próprias práticas.
Conteúdos
1.ª Sessão (online síncrona) – 3 horas • Apresentação da estrutura da formação • Ambientação à plataforma Moodle que irá ser usada na formação • Conceito de “Inteligência Artificial (IA)” – O que é… O que não é… O que pode ser… • Exemplos de ferramentas e boas práticas 2.ª Sessão (online síncrona) – 3 horas • A fiabilidade (ou não) das ferramentas de IA • Conceito de “prompt” e a sua importância • Atividade prática de verificação da veracidade dos resultados do ChatGPT 3.ª Sessão (online síncrona) – 3 horas • ChatGPT - Como usar - Como evitar o uso indevido - Parâmetros do prompt (format, role, tones) - Comparação de resultados de prompts simples e complexas • Discussão sobre o conceito e instrumentos de avaliação e o impacto do ChatGPT 4.ª Sessão (online síncrona) – 3 horas • Mais vida além do ChatGPT - Educaide - You.com - Summarize.Tech - Zoom AI • Atividade prática usando o ChatPDF 5.ª Sessão (online síncrona) – 3 horas • Outras dimensões de ferramentas de IA generativas • Imagem - Criação de logos - https://looka.com/ - Geração de imagens – Leonardo.ai + Dalle2 • Vídeo - https://fliki.ai/ - https://invideo.io/ • Áudio - https://play.ht/ - https://murf.ai/ 6.ª Sessão (online síncrona) – 3 horas • Atividade prática de criação de conteúdos usando ferramentas apresentadas na sessão anterior 7.ª Sessão (online síncrona) – 3 horas • Utilizações inovadoras de ferramentas de AI - Exemplos ChatGPT – ChatGPT como aluno e não como professor - Riff.ai - https://riffbot.ai/demo/ • Ferramenta de criação de Chatbot - https://mizou.com/ 8.ª Sessão (online síncrona) – 4 horas • Partilha e apresentação dos materiais produzidos ao longo da formação • Balanço da formação • Debate sobre o impacto da IA • Avaliação da formação
Metodologias
Nas sessões síncronas, será usada a plataforma Classroom, Teams ou Zoom. Todas as sessões irão ter um conjunto de recursos disponibilizados na plataforma Moodle, além de fóruns para cada sessão, exercícios e submissão de ficheiros.
Avaliação
A avaliação de cada formando/a será realizada sob o princípio da avaliação contínua e terá como referência os objetivos desta modalidade formativa, considerando os seguintes parâmetros e ponderações: - Participação; - Realização das Tarefas nas Sessões (40%); - Trabalho/Projeto Final; - Reflexão Crítica/Relatório Individual (60%). Certificação: - Aplicação das Escalas Quantitativa (1 a 10 valores) e Qualitativa previstas no ECD e orientações subjacentes. A avaliação inferior a 5 implica a não atribuição de certificado. - Regime de Faltas / Presenças – Assistência a, pelo menos, 2/3 das horas de formação.
Bibliografia
Figueiredo, António Dias de (2024). Inteligência Artificial em Contexto Educativo. Figueiredo, António Dias de (2023). A Inteligência Artificial nas Escolas. 53. Educação 2. Figueiredo, António Dias de (2023). Inteligência Artificial e Pedagogia no Ensino Superior. 10.13140/RG.2.2.18710.52804. Figueiredo, António Dias de (2023). The Culture of Education in the Age of Artificial Intelligence. Neves, M & Holmes, Wayne (2020). IA na Educação: Oportunidades e Preocupações.
Observações
Critérios de Seleção A seleção dos/as formandos/as será feita de acordo com a ordem de inscrição, respeitando as seguintes prioridades: 1.ª Prioridade – Docentes das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana que necessitam de horas de formação para a progressão na carreira/índice; 2.ª Prioridade – Outros docentes das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana.
Formador
João Miguel Guerreiro Gouveia
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-04-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 05-05-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 10-05-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 17-05-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 24-05-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 11-06-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Online síncrona |