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Avaliação Externa da Dimensão Científica e Pedagógica – da Observação à Classificação turma _AFCD_T03

Apresentação

De acordo com o estipulado no Estatuto da Carreira Docente, na redação que lhe é conferida pelo Decreto-Lei n.º 41/2012, de 21 de fevereiro, a avaliação do desempenho docente visa a melhoria da qualidade do serviço educativo e das aprendizagens dos alunos, bem como a valorização e o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes. Sendo a avaliação do desempenho docente composta por uma componente interna e externa, é fundamental estimular e apoiar os docentes que exercem as funções de avaliador interno e/ou externo e, simultaneamente, contemplar o desenvolvimento de práticas profissionais tendentes à melhoria da sua qualidade. Emerge, assim, uma absoluta necessidade de trocar experiências, aprofundar conhecimentos, partilhar linguagens e construir materiais que venham a dar sentido às práticas profissionais face aos normativos em vigor.

Destinatários

Educadores/as de Infância e Professores/as dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Facilitar a análise reflexiva do quadro normativo da avaliação do desempenho docente; - Promover a reflexão acerca dos papéis e competências dos intervenientes no processo de avaliação do desempenho docente; - Melhorar a qualificação dos avaliadores externos e internos; - Desenvolver competências de organização e prática de supervisão; - Desenvolver competências no âmbito da observação de aulas; - Desenvolver competências de organização e prática de avaliação; - Explicitar o processo de classificação; - Promover a reflexão e a troca de experiências entre docentes avaliadores.

Conteúdos

- Quadro normativo aplicável à avaliação do desempenho docente; - Papéis e competências dos intervenientes no processo de avaliação do desempenho docente; - Intervenção dos avaliadores externos; - Práticas e técnicas de observação; - Avaliação e classificação.

Observações

1. Critérios de Seleção 1.ª Prioridade – Avaliadores externos e internos que vão proceder ao processo de avaliação da dimensão científica e pedagógica em 2024/2025 e que ainda não frequentaram qualquer formação sobre o atual modelo de ADD; 2.ª Prioridade – Outros avaliadores externos e internos; 3.ª Prioridade – Outros docentes das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana. 2. Só serão certificados os formandos que participarem nas 6 horas de formação.

Formador

Maria José Carvalho Carrasco Godinho Mariano

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-04-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
2 12-05-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
3 26-05-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
Início: 29-04-2025
Fim: 26-05-2025
Acreditação: Não aplicável
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: Plataformas Digitais