
Componentes e meios de ensino no jogo de andebol turma _CF_T01
Apresentação
A constante evolução do Andebol tem sido acompanhada por um desenvolvimento de novas metodologias de ensino do andebol. Estas transformações na didática do andebol poderão ter grande utilidade para quem ensina a modalidade na sua iniciação (educação física / desporto escolar). Por estes motivos, o programa apresentado visa atualizar e preparar melhor os professores para abordarem o ensino do Andebol duma forma mais eficaz e ao mesmo tempo gratificante para o professor e motivante para os alunos, sempre enquadrado na lógica do desenvolvimento multilateral da criança, fundamental no desenvolvimento motor das crianças e jovens.
Destinatários
Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620.
Objetivos
- Identificar e caracterizar os Jogos Pré‐desportivos gerais e sua utilidade na iniciação; - Distinguir os Jogos Pré‐desportivos gerais dos Jogos Pré‐desportivos de andebol; - Relacionar os Jogos Pré‐desportivos gerais e de andebol com as características da Etapa Inicial; - Identificar a utilidade dos exercícios na Etapa Inicial e na Etapa Elementar; - Identificar e diferenciar os diferentes objetivos do Jogo Reduzido, do Jogo Condicionado e do Jogo Formal; - Diagnosticar quando deve optar entre o Jogo Reduzido, o Jogo Condicionado e o Jogo Formal; - Identificar e descrever as ações individuais ofensivas; - Identificar a natureza e a função de cada uma das ações individuais ofensivas; - Identificar e caracterizar a posição base defensiva.
Conteúdos
MEIOS DE ENSINO DO JOGO 1. JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS - 5 horas 1.1. Jogos Pré‐desportivos gerais 1.1.1. Jogo da apanhada e variantes 1.1.2. Jogo do mata individual e variantes 1.1.3. Jogo do piolho e variantes 1.2. Jogos Pré‐desportivos de andebol 1.2.1. Jogo dos 10 passes e variantes 1.2.2. Bola ao fundo e variantes 1.2.3. Bola ao capitão e variantes 2. EXERCÍCIOS - 5 horas 2.1. Princípios 2.1.1. Aumentar o tempo útil de treino 2.1.2. Aumentar o tempo disponível para a prática 2.1.3. Maximizar o tempo potencial de aprendizagem 3. JOGO - 8 horas 3.1. Jogo Reduzido 3.2. Jogo Condicionado 3.3. Jogo Formal COMPONENTES DO JOGO 1. AÇÕES INDIVIDUAIS OFENSIVAS 6 horas 1.1. Manipulação da bola 1.1.1. Pega da bola 1.2. Remate 1.2.1. Lançar a bola 1.2.2. Lançar a bola á baliza 1.2.3. Remate em apoio 1.2.4. 2.3. Remate em salto 1.3. Passe 1.3.1. Passe e desmarcação 1.4. Receção 1.4.1. Receção a 2 mãos 1.5. Drible 1.5.1. Drible de progressão 2. AÇÕES INDIVIDUAIS DEFENSIVAS 1 hora 2.1. Posição base defensiva 2.1.1. Colocação dos apoios 2.1.2. Colocação das mãos e dos braços 2.1.3. Relação com as regras
Metodologias
A ação será organizada na modalidade de curso de formação, portanto com uma função global de aquisição de conhecimentos, capacidades e competências por parte dos professores. As sessões de trabalho contemplam as seguintes estratégias: - Sessões plenárias. Preleção dos formadores e reflexão coletiva sobre os temas abordados. - Situações de trabalho individual. Estudo de documentos, observação em vídeo e resolução de fichas de trabalho. - Situações de trabalho em grupo. Preparação de situações de exercício ou de situações de avaliação. - Situações de prática. Os formandos vivem situações de prática, conduzidas pelos formadores. - Situações de prática pedagógica. Os formandos orientam grupos de alunos em situações de aprendizagem.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais de avaliação contínua. A avaliação dos formandos será contínua e envolverá momentos específicos de resolução de trabalhos individuais e de grupo durante as sessões 50% Elaboração de teste escrito individual que abranja todos os temas abordados 50%
Bibliografia
Clanton, R. & Dwight, M. (1997). Team Handball. Steps to Sucess. Champaign: Human Kinetics. Garcia, J. (1991). Balonmano, Fundamentos y Etapas de Aprendizage. Madrid: Editorial Gymnos. Oliveira, F. (1995). Ensinar o Andebol. Porto: Campo das Letras. Ribeiro, M. (2002). Andebol de 5...é a valer!. Lisboa: Federação de Andebol de Portugal. Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: Edições FMH e FAP.
Observações
Apenas serão aceites as inscrições dos/as docentes selecionados/as pela equipa da Formação do Desporto Escolar, da DGE.