
Ensino do Badminton na Escola e Intervenção no Desporto Escolar - Nível I turma _CF_T01
Apresentação
Este curso de formação justifica-se devido à necessidade de formação contínua dos professores de Educação Física na didática específica da modalidade de Badminton, tendo em vista a atualização e aprofundamento de conhecimentos, nas vertentes teórica e prática; a aquisição e desenvolvimento de capacidades e de instrumentos de análise e problematização das experiências dos professores em formação; o aperfeiçoamento das competências profissionais; a reflexão sobre as práticas desenvolvidas; a construção de novos meios processuais ou técnicos, levando ao aperfeiçoamento das suas intervenções educativas. Esta formação terá grande impacto na melhoria dos conhecimentos e das competências dos professores de Educação Física, com repercussões positivas no seu desenvolvimento profissional e pessoal, capacitando-os para desenvolverem, em contexto escolar, a modalidade desportiva de Badminton, cheia de potencialidades para a educação dos jovens, a qual ganha cada vez mais adeptos e encontra nas nossas escolas o local privilegiado para o seu desenvolvimento. Em suma, pretende-se contribuir para um reforço na qualidade do ensino e da aprendizagem do Badminton nas escolas, quer seja no âmbito da disciplina de Educação Física, quer seja no âmbito dos grupos-equipa de Desporto Escolar.
Destinatários
Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620.
Objetivos
Intervenção profissional - Adquirir saber e competências que potencializem a intervenção profissional na ampliação e diversificação do leque de ofertas da Expressão Motora, da Educação Física e do Desporto Escolar no Badminton, com consequente enriquecimento do património motor dos alunos; - Adquirir instrumentos que lhes permitam intervir cabalmente numa perspetiva de iniciação e formação desportiva; - Reconhecer e estar envolvidos no contexto e na dinâmica de implantação da modalidade desportiva de Badminton; - Compreender a lógica de organização do programa nacional de Badminton e o seu enquadramento em termos do Desporto Escolar. Atualização e Domínio Técnico das Modalidades - Conhecer a modalidade de Badminton, nas suas dimensões regulamentar, organizativa, técnica, tática, física e psicológica. Renovação das Práticas - Refletir sobre a necessidade de renovação das práticas motoras e da sua importância na gestão dos novos valores e interesses dos alunos.
Conteúdos
Parte Introdutória (30); Estrutura da aprendizagem do jogo (2h); Metodologia da aprendizagem (3h); Fases do ensino de uma técnica (1h); Elementos educativos a considerar na aprendizagem (1h); Aulas tipo (2h); Técnica de batimentos (4h); Tática básica (2h); Reflexão sobre as práticas desenvolvidas (1h30); Objetivos comportamentais (1h30); Pontuação e regras (2h); Jogos de diversão (3h); Debate (1h30).
Metodologias
O curso desenvolver-se-á numa interligação entre atividades de natureza distinta: exposição de informação e aplicação prática pelo formador; prática de campo efetuado pelos formandos; discussão do trabalho desenvolvido e das dificuldades sentidas; sistematização de conhecimentos e avaliação das competências adquiridas. Plano de aula: 1) Formulação de objetivos operacionais: Nível e complexidade expresso por critérios de êxito; Condições de exercício. 2) Determinação das situações de prática: Descrição qualitativa e temporal das situações. 3) Determinação dos comportamentos organizados: Forma como se dispõe temporal e espacialmente formas de organização. 4) Comportamento do professor. 5) Estrutura temporal da aula. Nas sessões: - A partir da experiência dos formandos, abordar-se-ão os conteúdos essenciais da ação; - Com base na observação e análise das dificuldades sentidas durante a ação, identificar-se-ão as suas ideias e sugestões para um melhor ensino/aprendizagem; - Haverá a conceção de estratégias e a construção de cenários que facilitem o mesmo.
Avaliação
A avaliação dos formandos será feita tendo em conta os fatores: 1. Frequência dos formandos na ação; 2. Participação nas atividades da ação; 3. Elaboração de uma reflexão crítica. Nas sessões, em grupo, serão realizados trabalhos práticos com fundamentação teórica, apresentando uma técnica ao restante grupo. Posteriormente, será realizado um trabalho de análise crítica, refletindo sobre todo o trabalho efetuado durante a ação, expondo os aspetos positivos, menos positivos e o que poderá mudar na sua prática futura após a participação na ação, tal como sugestões de melhoria. Na avaliação quantitativa desta ação de formação será atribuída a classificação quantitativa na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Bibliografia
Curso de treinadores, Grau I, Prof. Jorge Cação - Portuguesa de Badminton 2014 Downey, J. The badminton for schools Le Badminton Techniques, Tactiques, Terje Dag Osthassel/ Lars Sologub, Editions Vigot Osthassel, T./ Sologub,L. Le Badminton Techniques, Tactiques, Vigot Quinaz, Luís, Badminton: A criança e o jogo, Dossier da Revista Horizonte, Vol. III, nº 13 Maio/Junho 1986
Observações
Apenas serão aceites as inscrições dos/as docentes selecionados/as pela equipa da Formação do Desporto Escolar, da DGE.