
Curso Nível A - Os Fundamentos e as Técnicas Base da Ginástica na Escola turma _CF_T01
Apresentação
A Federação de Ginástica de Portugal como responsável máxima da ginástica em Portugal e a Direção Geral de Educação, Divisão do Desporto Escolar pretende continuar a promover, desenvolver, coordenar e regulamentar as diferentes disciplinas gímnicas nacionais sendo assim a entidade responsável pela criação de ferramentas e condições que desenvolvam a ginástica nacional. O Basic GYM é uma ferramenta que a FGP disponibiliza a todas as entidades interessadas em implementar um projeto sustentado de ginástica. Este Curso aborda os elementos técnicos gímnicos integrantes nos programas do 2º e 3º CEB, sustentando a sua aprendizagem com a base biomecânica e didática ajustada a uma aprendizagem integral.
Destinatários
Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620.
Objetivos
- Apresentação do Plano Nacional de Ética no Desporto, atividade e recursos produzidos, análise dos valores associados à prática desportiva; - Enquadramento da Ginástica. Conceitos, posturas, nomenclatura; - Filosofia Educacional; - FITNESS Aquecimentos e Capacidades Físicas da Ginástica; - FUNDAMENTOS Padrões Motores Gímnicos; - Posições Estacionárias; - Movimentos Lineares; - Movimentos Rotacionais; - Receções; - Locomoções; - Manipulações de Aparelhos Portáteis; - Equilíbrios Base Estacionários/Dinâmicos; - Elementos técnicos com 2 e 3 ginastas; - Saltos Gímnicos no Solo; - Corridas de aproximação, pré-chamadas e chamados aos aparelhos. Exercícios de adaptação ao Minitrampolim. Progressão de saltos; - Rotações longitudinais, Definição e Variações. Definição da Lateralidade em ginástica; - Rotações no eixo transversal; - Rotações em Eixos Conjuntos; - Abordagem Inicial à Barra Fixa / Paralelas Assimétricas; - Abordagem Inicial às Paralelas Simétricas; - Abordagem Inicial à Trave; - Abordagem Inicial à Ginástica Rítmica. Técnicas corporais e de aparelho; - Abordagem Inicial à Ginástica Aeróbica.
Conteúdos
- Apresentação do Plano Nacional de Ética no Desporto, sua atividade e recursos produzidos. à análise dos valores associados e subjacentes à prática desportiva - 1 hora - Enquadramento da Ginástica. Conceitos, posturas, nomenclatura (Teórica/Prática) - 1 hora - Filosofia Educacional (Teórica) - 1 hora - FITNESS - Aquecimentos e Capacidades Físicas da Ginástica (Teórica/Prática) - 1 hora - FUNDAMENTOS - Padrões Motores Gímnicos (Teórica) - 1 hora - Posições Estacionárias (Prática) - 1 hora - Movimentos Lineares - Saltos e Locomoções (Prática) - 1 hora - Movimentos Rotacionais - Rotações e Balanços (Prática) - 1 hora - Receções (Prática) - 1 hora - Locomoções (Prática) - 1 hora - Manipulações de Aparelhos Portáteis (Prática) - 1 hora - Equilíbrios Base (Estacionários/Dinâmicos). Do Avião ao Pino de mãos (Prática) - 1 hora - Elementos técnicos com 2 e 3 ginastas - Pegas e Pontos de Contacto; Noções de Equilíbrio (peso e contra-peso); Noção de Elementos de Equilíbrio para Pares / Trios (Prática) - 1 hora - Saltos Gímnicos no Solo (Prática) - 30 minutos - Corridas de aproximação, pré-chamadas e chamados aos aparelhos. Exercícios de adaptação ao Minitrampolim. Progressão de saltos e colocação de braços. Saltos Verticais Simples (Em extensão; Engrupado; Encarpado; Encarpado pernas juntas; Pirueta) (Prática) - 2 horas - Rotações longitudinais. Definição da Lateralidade em ginástica. Definição e Variações das Rotações Longitudinais (Prática) - 1 hora - Rotações no eixo transversal: Á frente - Com contacto; Á frente - Sem contacto no solo e no trampolim; Atrás - Com contacto; Atrás - Sem contacto (Prática) - 2 horas e 30 minutos - Rotações em Eixos Conjuntos (roda e rodada) (Prática) - 1 hora - Abordagem Inicial à Barra Fixa / Paralelas Assimétricas (Prática) - 1 hora - Abordagem Inicial às Paralelas Simétricas (Prática) - 1 hora - Abordagem Inicial à Trave (Prática) - 1 hora - Abordagem Inicial à Ginástica Rítmica. Técnicas corporais e técnica de aparelho (Prática) - 1 hora - Abordagem Inicial à Ginástica Aeróbica. Passos básicos, Elementos de Força, Elementos Acrobáticos e Elevações (Prática) - 1 hora
Metodologias
- Formação teórica: Nas sessões teóricas serão abordadas as matérias referentes à organização do programa tanto administrativas como técnicas, valorizando a metodologia que deverá ser aplicada para o bom funcionamento do programa e para uma evolução harmoniosa do ginasta. - Formação teórica/prática: Esta é uma ação bastante prática, onde para além de formar os formandos para a sua intervenção como monitores ou técnicos pretende-se que estes experimentem e sintam como é divertida a prática de ginástica. Serão abordadas as temáticas teóricas para análise e discussões em conjunto, para preparar a abordagem prática, a qual dará ênfase a jogos gímnicos e atividades simplificadas com base na mecânica dos movimentos. Deste modo será mais fácil cativar os alunos para uma abordagem menos rígida para a aprendizagem e execução das tarefas gímnicas constantes nos programas de educação física.
Avaliação
A avaliação terá um carácter contínuo e articulado, proporcionando feed-backs e uma notação final global na escala de 1 a 10. Nos parâmetros de avaliação, consideramos os seguintes pilares: -Participação (Indicadores: Envolvência nas sessões, contributos na plataforma Moodle, colaboração nos trabalhos de grupo, ); Ponderação de 30% -Trabalho desenvolvido em duas facetas : a) Qualidade científica e pedagógica, aplicada às propostas de atividades do formador; b) Reflexo/aplicabilidade em contextos profissionais, no campo educativo. Ponderação de 55% - Reflexão crítica : O formando realiza no final da ação de formação, uma reflexão crítica sobre este percurso formativo, abordando aspetos de balanço geral dos conhecimentos e competências desenvolvidas, apontando os aspetos positivos e menos positivos deste percurso assim como a aplicabilidade e pertinência para a prática profissionail, nas suas áreas de docência. São igualmente convidados a apresentarem eventuais propostas de melhoria e novos dispositivos formativos que possam dar continuidade ao desenvolvimento da presente ação de formação. Ponderação : 15 %
Bibliografia
Gymnastics Foundations Russel, Keith. Gymnastics Canada, 2008. (Direitos de tradução adquiridos para Língua Portuguesa, pela Federação de Ginástica de Portugal) BasicGym, 20 Lições possíveis - Series A Russel, Keith et all. Gymnastics Canada (Direitos de tradução adquiridos para Língua Portuguesa, pela Federação de Ginástica de Portugal) Dossier de Estágio de 10 semanas do Basic GYM. Keith. Gymnastics Canada, 2008. (Direitos de tradução adquiridos para Língua Portuguesa, pela Federação de Ginástica de Portugal) Manual de Curso de Treinadores de Grau I de Ginástica (Todas as Disciplinas). Federação de Ginástica de Portugal
Observações
Apenas serão aceites as inscrições dos/as docentes selecionados/as pela equipa da Formação do Desporto Escolar, da DGE.