
A Natação no Desporto Escolar - Iniciação ao treino desportivo turma _CF_T01
Apresentação
A formação "A Natação no Desporto Escolar - Iniciação ao treino desportivo" tem como objetivo capacitar professores etreinadores com conhecimentos teóricos e práticos sobre o ensino da natação no contexto escolar. A ação está estruturadaem quatro módulos, distribuídos ao longo de quatro dias, combinando componentes teóricas e práticas. A necessidade de promover uma abordagem estruturada ao ensino da natação justifica a realização desta ação. Pretende-se melhorar as práticas pedagógicas e metodológicas dos formandos, garantindo uma melhor adaptação ao meio aquáticoe um ensino mais eficiente. A formação insere-se no plano de atividades da entidade proponente como parte dodesenvolvimento contínuo de competências técnicas e didáticas no âmbito do Desporto Escolar.
Destinatários
Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620.
Objetivos
• Dotar os participantes de conhecimentos sobre modelos de ensino-aprendizagem da natação; • Abordar fundamentos da hidrostática e hidrodinâmica aplicados à natação; • Explorar o modelo técnico e metodológico das técnicas de nado; • Desenvolver competências para o planeamento, execução e avaliação do treino de natação.
Conteúdos
1. A Natação no DE: Enquadramento, contextos e organização base. A natação nas Aprendizagens Essenciais/PNEF. 2. Ensino da Natação: 2.1. Modelos de ensino-aprendizagem; 2.2. Abordagem multidisciplinar ao ensino da natação. 3. Fundamentos da Hidrostática e Hidrodinâmica: 3.1. Princípios físicos aplicados à natação; 3.2. Estratégias de adaptação ao meio aquático. 4. Modelos Técnicos e Ensino das Técnicas de Nado: 4.1. Análise técnica dos estilos de nado; 4.2. Estratégias metodológicas para o ensino das técnicas; 4.3. Particularidades no contexto didático da escola. 5. Planeamento, Execução e Avaliação do Treino: 5.1. Organização e estruturação de treinos; 5.2. Ferramentas de avaliação do desempenho dos nadadores; 5.3. Particularidades no contexto didático da escola.
Metodologias
A ação será realizada de forma híbrida, combinando momentos teóricos e práticos: • Sessões teóricas em sala com recurso a apresentações multimédia e material didático. • Sessões práticas na piscina para aplicação dos conceitos e exercícios de adaptação ao meio aquático. • Metodologia expositiva e participativa, com debates e análise de casos. • Utilização de recursos audiovisuais para reforçar a aprendizagem.
Avaliação
A avaliação de cada formando/a será realizada sob o princípio da avaliação contínua, tendo em conta os seguintesparâmetros e ponderações: - Participação/Contributos (40%); - Trabalho de aplicação de conteúdos (60%). Na avaliação quantitativa desta ação de formação será atribuída a classificação quantitativa na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Bibliografia
Barbosa, T., Costa, M., Marinho, D., Queirós, T., Costa, A., Cardoso, L., Martins, M., Leite, F., Machado, J. & Silva, A.(2022). Manual de referência FPN para o ensino e aperfeiçoamento em natação: um modelo multidisciplinar (2º Ed). CruzQuebrada: Federação Portuguesa de Natação. ISBN 978-989-54231-5-6. Conceição A, Garrido ND, Marinho DA, Costa A, Barbosa TM, Louro H, Reis VM, Ferraz C, Silva AJ (2010). As técnicasalternadas em Natação Pura Desportiva. Modelo Biomecânico, modelo técnico, modelo de ensino. Centro de Investigaçãoem Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano. Vila Real. Fernandes, R. J., Costa, M. J., & Costa, A. M. (Eds.) (2023). Estudos em Natação - Parte 1: Os quatro nadosconvencionais. Sportbook. Quântica Editora. Coleção APTN. Louro H, Garrido ND, Ferraz PC, Marinho DA, Conceição A, Neto J, Tolentino TM, Barbosa TM, Silva AJ (2009). Astécnicas simultâneas em natação pura desportiva. Modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino. EditoraUnimontes, Montes Claros Morouço, P.; Batalha, N.; Fernandes, R.J. (2016). Natação e Atividades aquáticas: Pedagogia, Treino e Investigação.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria, Leiria. ISBN: 978-989-8797-11-7.
Observações
Apenas serão aceites as inscrições dos/as docentes selecionados/as pela equipa da Formação do Desporto Escolar, da DGE.