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O Ensino da Patinagem e das suas disciplinas no contexto escolar turma _CF_T01

Apresentação

A nível nacional, encontram-se em atividade regular no âmbito do Desporto Escolar, cerca de uma centena de grupos equipa e, sendo a patinagem matéria de ensino ao nível de Educação Física, pretende-se nesta formação, realizada através de uma parceria entre a DGE – Divisão do Desporto Escolar e a Federação Portuguesa de Patinagem, proporcionar aos professores conhecimentos atualizados no processo de ensino/treino, orientando a ação técnico-didática, numa lógica de formação contínua, elevando a qualidade do ensino e do treino nesta modalidade.

Destinatários

Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620.

Objetivos

- Apresentar as disciplinas da patinagem tendo em conta as suas especificidades; - Dominar a metodologia de ensino da patinagem na escola; - Dominar a metodologia de ensino da Patinagem de Velocidade; - Dominar a metodologia de ensino do Hóquei em Patins; - Dominar a metodologia de ensino da Patinagem Artística; - Permitir aos formandos a aquisição, atualização e consolidação de novas competências na área da patinagem e suas disciplinas.

Conteúdos

1. Patinagem - 1 hora A patinagem na escola: Análise morfofuncional dos patins de roda paralela e dos patins em linha. Diferenças entre os patins de roda paralela e os patins em linha. Análise do ato motor de patinar: • Definição de patinagem; •• Características corporais do patinar. Regras de Segurança: • •Calçar os patins; • •A queda “a bolinha”; •• Como levantar “o gatinho". Primeiros passos: • Melhorar o equilíbrio e contactar com a modalidade; •• Tomar contacto com os patins sem perigo de queda descontrolada; •• Ganhar à vontade e autoconfiança em cima dos patins. Prática pedagógica - 1 hora 2. Patinagem de Velocidade - Teórica - 6 horas Iniciação à Patinagem de Velocidade: História da patinagem de velocidade - origem, evolução e caracterização da patinagem de velocidade (Visualização de vídeos de provas/competições); Metodologia de ensino: percursos de destreza, alternativos e provas indoor (Visualização de vídeos de provas e exercícios de destreza); Caracterização e progressão técnica: partida, curva, reta e corte de meta. Análise de provas com caracterização tática de cada uma (visualização de vídeos de provas/competições/exercícios técnicos) Prática pedagógica - 9 horas 3. Hóquei em Patins Iniciação ao Hóquei em Patins - Teórica - 2 horas Técnicas base: • •Patinagem hoquista; • •Pega do setique; • •Passe/Recepção; • •Condução de Bola; • •Drible/Finta; •• Remate. Mini Hóquei: •• Fundamentos; •• Objetivos; •• Regras. Prática pedagógica - 2 horas 4. Patinagem Artística Iniciação à Patinagem Artística - 2 horas História da patinagem Artística - Origem, evolução e caracterização da patinagem Artística; Metodologia do ensino da patinagem artística (carrinho para a frente sobre os dois pés; oitos para a frente e para trás; carrinho para trás sobre os dois pés; deslizar sobre um pé (quatro); inversão de marcha a dois pés; saltos a dois pés paralelos e unidos; passo cruzado para a frente; passo cruzado para trás; carrinho sobre um pé para a frente e para trás; avião; saltos de meia volta com os dois pés paralelos e unidos; mohawk e choctaw; águia); Elaboração de esquemas com música. Nesta fase da aprendizagem a elaboração de um esquema de patinagem artística implica a interligação dos elementos técnicos acima mencionados, com a introdução de alguns momentos de coreografia, quer sejam utilizando os membros superiores durante a execução dos elementos técnicos propriamente ditos, ou criando paragens para a realização de alguns gestos coreográficos simples. Os movimentos corporais devem expressar/representar a música ou ritmo musical que foi escolhido. A interligação dos elementos técnicos deve ser treinada em pequenos grupos (dois elementos de cada vez, por exemplo, e depois 2+2, e assim sucessivamente, até se passar à concretização do esquema completo). Prática pedagógica - 2 horas

Metodologias

As sessões são presenciais, caracterizadas pela realização de atividades teóricas e práticas, a realizar pelos formandos, num total de 25 horas, como discriminado no ponto anterior. A componente teórica será ministrada em sala de aula equipada com um projetor. A componente prática será realizada em pavilhão (40mx20m), com piso liso, onde serão necessários pinos altos e rasos, arcos, colchões, setiques, bolas, balizas pequenas e aparelhagem de áudio.

Bibliografia

Batista, P. (2002). Iniciação à Patinagem. Patins de rodas paralelas e em linha. Centro de Estudos e Formação Desportiva. Claro, C., Correia Pires, R., Lago, M., Guerra e Andrade, S. (2012). Aspetos específicos relativos à Formação/Iniciação à Patinagem Artística (grau de formação – I). Federação de Patinagem de Portugal. Comissão Técnica Nacional (2012). Regulamento Técnico de Patinagem Artística. Federação de Patinagem de Portugal. Marcelloni, P. (2005), La Tecnica del Patinaggio in Linea, Editrice Stampa Nova. Sénica, L. (2009). Treino do jovem Hoquista (Curso de treinadores de nível I). Federação de Patinagem de Portugal.

Observações

Apenas serão aceites as inscrições dos/as docentes selecionados/as pela equipa da Formação do Desporto Escolar, da DGE.

Início: 01-07-2025
Fim: 04-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133634/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Profissional de Moura

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