
Iniciação ao Remo em Meio Escolar turma _CF_T01
Apresentação
Portugal é um país pleno de espaços para o desenvolvimento da modalidade de remo: rios, lagos, albufeiras, são locais naturais para esta prática, a que se junta também a vertente de remo de mar. A somar a estas possibilidades existe ainda a vertente de remo adaptado, que se pode praticar tanto em águas paradas (rios ou albufeiras) como também nos barcos de remo de mar, o que vem democratizar ainda mais a prática do remo. A introdução de novos conteúdos e conceitos nas diferentes disciplinas desportivas abordadas na Educação Física e no Desporto Escolar impõem aos docentes, recorrentemente, a exigência de uma atualização sistemática nesses mesmos conteúdos, com o consequente recurso a aplicação de novas metodologias e estratégias de ensino. O remo já faz parte do currículo da disciplina de Educação Física, tanto no ensino regular como no ensino profissional e faz parte das modalidades ministradas no Desporto Escolar. Os objetivos e os conteúdos de uma ação de formação com a duração de vinte e cinco horas, aqui proposta, são definidos e adaptados, conscientemente, já que se trata de uma modalidade demasiado exigente a nível técnico, aumentando assim o tempo de prática dos formandos, dotando-os assim com um maior número de competências.
Destinatários
Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620.
Objetivos
- Aplicar noções básicas de segurança em terra, na água e no transporte do material de e para o local de armazenamento; - Dominar o gesto básico da remada e saber identificar os erros mais comuns; - Dominar as afinações básicas de um barco de remo; - Saber gerir uma sessão de aprendizagem de remo, bem como organizar os recursos necessários; - Reconhecer o material específico e sua correta utilização; - Reconhecer os diversos tipos de embarcações.
Conteúdos
1. Teórico 2 horas - Remo federado e Desporto Escolar - Planos de água - Material específico do remo - Técnica de remada - Regras básicas de segurança - Transporte e manutenção do material - Remo adaptado 2. Segurança 2 horas - Segurança na água - Segurança em terra - Transporte de material 3. Prática -19 horas - Aprender os conceitos básicos do remo identificação das partes que constituem a embarcação, arrumação do material, transporte de remos e embarcação - Técnica de remada no remo-ergómetro - Habilidades básicas entrada na embarcação, colocação de remos, ajuste de finca-pés, entrada e saída da embarcação, regras de circulação - Executar as primeiras remadas - Executar a remada base - Executar a remada base passando dos barcos individuais para os coletivos - Compreender o ritmo e o equilíbrio - Controlo da embarcação - Executar exercícios técnicos básicos - Limpeza do material 4. Afinações 2 horas - Ferramentas de afinação - Afinação métrica de uma embarcação - Normas de afinação
Metodologias
Na sala de aula, a sessão será teórica utilizando o método expositivo e ativo, para aprendizagem dos conhecimentos específicos do remo. Em relação aos conteúdos, as sessões serão teórico-práticas utilizando o método ativo, demonstrativo e dinâmica de grupo para aprendizagem das técnicas específicas do remo. Na água, as sessões serão teórico-práticas utilizando o método ativo, demonstrativo e dinâmica de grupo para a criação de hábitos de prática, desenvolvimento das capacidades motoras e aprendizagem das habilidades técnicas do remo.
Bibliografia
British Rowing (2006). ARA Learn to Row Handbook. https://www.britishrowing.org/sites/default/files/publications/L2RHandbook.pdf Henriques, C. (s.d.) O Remo em Portugal - 190 Anos de História. Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Desportivo | © Comité Olímpico de Portugal Lacoste, A., Hannafin, J., Wilkinson, M., Smith, M., Oswald, D., & Rolland, J. C. (2014). Athlete health and safety in rowing: editorial by the FISA (rowing) Sports Medicine Commission. British journal of sports medicine, 48(21), 15231524. https://doi.org/10.1136/bjsports-2014-094247 Volianitis, S., Koutedakis, Y., & Secher, N. H. (2022). Editorial: Advances in Rowing Physiology. Frontiers in physiology, 13, 939229. https://doi.org/10.3389/fphys.2022.939229 World Rowing (2020). Learn To Row, 2nd Edition. https://worldrowing.com/technical/coaching/training/
Observações
Apenas serão aceites as inscrições dos/as docentes selecionados/as pela equipa da Formação do Desporto Escolar, da DGE.