
TÉNIS DE MESA - Nível A turma _CF_T01
Apresentação
O Ténis de Mesa tem caracteristicas educativas relevantes no contexto da aprendizagem escolar. A modalidade encerra valores pedagógicos essenciais para as crianças e jovens e proporciona o desenvolvimento de competências e recursos nos planos motor, cognitivo e afetivo. Promove ainda o respeito pelas regras e por todos os intervenientes; a valorização do trabalho e do esforço individual e coletivo. Neste sentido a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa pretende proporcionar formação aos professores que os apoie na implementação de unidades didáticas, na sua atividade curricular e/ou dimanizar atividades ligadas ao DE. Uma vez que a modalidade pode ser facilmente dinamizada nas escolas, em formas mais ou menos informais.
Destinatários
Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620.
Objetivos
- Consciencializar das características e potencialidades da modalidade; - Consciencializar dos principais requisitos técnicos e motores da base para a aprendizagem técnica da modalidade; - Desenvolver estratégias e metodologias de implementação da atividade nas aulas de educação física; - Criar exercícios/situações/guiões de apoio à implementação do Ténis de Mesa nas escolas (clubes escolares ou aulas de Educação Física); - Desenvolver nos professores autonomia para o aprofundamento do conhecimento e prática da modalidade.
Conteúdos
Módulo 1 Apresentação da modalidade (5 horas) 1.1. Caracterização do Ténis de Mesa 1.2. Contextualização histórica 1.3. Potencialidades do Ténis de Mesa 1.4. Regras básicas 1.5. Formatos competitivos e Organização de torneios Módulo 2 Iniciação ao Ténis de Mesa (5 horas) 2.1. Pega da raqueta - Clássica - Caneteira 2.2. Posição base 2.3. Equilibrar a bola na raqueta 2.4. Bater a bola com a raqueta 2.5. Batimentos contra alvos 2.6. Atividades envolvendo parceiros Módulo 3 Elementos da Técnica de Base do Ténis de Mesa (12 horas) 3.1 Ações sobre a Bola Rotação para trás - Rotação para a frente - Rotação lateral - Batimento 3.2. Princípios do Movimento da Técnica Gestual 3.3. Técnica Gestual dos diferentes golpes: - Batimento - Corte de direita - Top-spin - Bloco - Smash 3.4. Deslocamentos - Passo simples - Passo lateral Módulo 4 Serviço e receção (1 hora e 30 minutos) Módulo 5 O material em Ténis de Mesa (1 hora e 30 minutos)
Metodologias
O módulo 1 terá a forma de plenário. Nos restantes módulos serão utilizadas sessões de natureza demonstrativa e prática (exercícios) que permitirão ao formando aprender, fazendo. Ao longo de toda a ação, os formandos, com a ajuda do formador, terão de utilizar os conhecimentos adquiridos para planearem atividades de implementação em aula, onde o Ténis de Mesa será trabalhado como conteúdo central e privilegiado.
Bibliografia
B. John, Organizing Sucessful Tournaments, Ontario, Human Kinetics, 1998 C. Daniela, C. Mário, M. Fernando, S. Manuela, O Ténis de Mesa vai à Escola, Porto Editora, 2013 O. Glen, F. Jens, Comment être le meilleur, Vigot, Paris, 1995 S. Dan, H. Mark, Winning Table Tennis, U.S.A., Human Kinetics, 1997 T. Glen, Manuel de Cadres - Niveau I, I.T.T.F.,Paris, 2005
Observações
Apenas serão aceites as inscrições dos/as docentes selecionados/as pela equipa da Formação do Desporto Escolar, da DGE.