182

O Voleibol no âmbito do Desporto Escolar turma _CF_T01

Apresentação

Esta ação de formação terá grande impacto na melhoria das competências dos Professores de EF e dos Responsáveis pelos Grupos/Equipa de Voleibol, sendo esta, numa modalidade com enorme interesse para os alunos, visto serem propostas metodologias muito atuais no ensino e treino da mesma. Esta ação faz recurso a um conjunto de técnicas, com grande relevância relativamente aos skills básicos que poderão ser transferidos para outras práticas desportivas, permitindo o desenvolvimento integral das crianças e jovens. Os objetivos e os conteúdos desta ação com a duração de vinte e cinco horas, foram definidos e adaptados, concretamente a uma demanda mais tática individual pelo alcance mais especifico para as características formativas únicas no DE.

Destinatários

Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620.

Objetivos

- Contribuir para melhorar o desempenho dos docentes nas metodologias de ensino-aprendizagem do voleibol; - Promover um ensino-aprendizagem na modalidade de forma crescente no que diz respeito à introdução das técnicas, numa abordagem de desenvolvimento das capacidades psicomotoras e desenvolvimento da capacidade tática em contextos de oposição e de competição; - Promover e incentivar a competitividade inerente ao próprio jogo; - Desenvolver um modelo de jogo adequado a realidade competitiva do DE; - Desenvolver modelos de jogo e sistemas táticos adequados as características individuais dos alunos; - Proporcionar métodos de treino que estejam de acordo com os meios de treino e com o modelo jogo adoptado.

Conteúdos

Apresentação dos formandos, formador e ação (1 hora) INTRODUÇÃO DO JOGO DE VOLEIBOL (30 minutos) A dimensão do jogo de voleibol de nível mundial Caracterização do voleibol nacional de competição O voleibol na escola com treinar para competir MODELO DE ENSINO DO JOGO (1 hora e 30 minutos) Competências psicomotoras especificas a desenvolver em contexto de prática e de competição e condicionantes decisivas para o ensino do jogo A nova abordagem ao ensino das técnicas O treino por blocos mais aleatório e o treino aleatório mais por blocos A mentalidade e a tipologia de competidor a desenvolver Ensinar RPE - a ler; a construir um plano de ação e a executar em conformidade Apresentação da grelha bidimensional de ensino do jogo (níveis de prática cruzado com jogo reduzido) O JOGO DE ENTRADA E DE FIXAÇÃO NA MODALIDADE – VOLEIBOL FÁCIL E COMPETITIVO (1 hora) A competição como forma de ensino e de avaliação O PASSE COMO MEIO DE INICIAÇÃO AO JOGO (1 hora) O JOGO 1X1 – ler o jogo; agir sobre a bola; encadear tarefas; treino psico-motor Dificuldades e erros mais comuns na abordagem do toque de dedos Competência psico-motoras e físicas de base para o ensino do toque de dedos AS TÉCNICAS NA ACTUAL PERSPECTIVA DE ENSINO DO JOGO (1 hora) Manchete O JOGO 2X2 - lado a lado – defesa, passe e contra ataque (3 horas) - Defesa (1 hora) Competências físicas e psico-motoras condicionantes da aprendizagem - Passe para ataque (1 hora) Competências físicas e psico-motoras condicionantes da aprendizagem Erros mais comuns na abordagem e no ensino do passe Progressão pedagógica e técnica – exercícios O passe no jogo 2x2, 3x3 e 6x6 - O ataque e contra ataque (1 hora) Competências físicas e psico-motoras condicionantes da aprendizagem Erros mais comuns na abordagem e no ensino do ataque Progressão pedagógica e técnica O passe no jogo 2x2, 3x3 e 6x6 O JOGO 3X3 – Receção, distribuição e ataque (5 horas) Receção (1 hora) Distribuição (1 hora) Ataque (1 hora) Serviço em apoio (1 hora) Bloco (1 hora) O JOGO 6X6 - ORGANIZAÇÃO TÁTICA COLECTIVA (1 hora e 30 minutos) O modelo de jogo mais ajustado as características dos jovens (30 minutos) Estrutura do jogo de Voleibol – KI, KII e Transição de KI e KII (30 minutos) Sistemas de jogo - 6:0; 4:2 (permuta ou penetração) e o 5:1 noções básicas (30 minutos) O KI (KOMPLEX I) - Receção, distribuição e ataque-CONTRA ATAQUE DE KI (4 horas) Sistemas de receção (1 hora) A distribuição com organização ofensiva (1 hora) Com permuta ou penetração Organização ofensivas – com 2, 3 ou mais pontos de ataque A organização ofensiva em sistema e fora de sistema O ataque após receção (1 hora) Contra ataque de KI (1 hora) O KII (KOMPLEX II) – Serviço/Bloco coletivo defesa e contra ataque (5 horas) O serviço em suspensão (Suspensão flutuante e em batimento- influência no jogo (1 hora) O bloco coletivo - O Sistema bloco/defesa (1 hora e 30 minutos) O contra ataque em sistema e fora de sistema (30 minutos) Distribuição e ataque em contra ataque (1 hora e 30 minutos) Proteção ao próprio ataque (30 minutos) AVALIAÇÃO DA AÇÃO (30 minutos)

Metodologias

As atividades previstas terão um caráter presencial, em sessões teóricas e teórico/práticas num total de 25 horas de duração. As atividades terão um caráter predominantemente prático, com 20 horas previstas para esta componente e 5 horas previstas para uma componente teórica (expositiva/demonstrativa) Nas sessões práticas, serão utilizados os materiais próprios e específicos da modalidade (cesto e bolas) enquanto que a componente teórica recorrerá a conteúdos multimédia para melhor abordar a temática

Bibliografia

Aide méthodologique Volley Scolaire – Enseignants en education Physyque et sportive, Conseillers techinques sportifs FFVB – Juin 2012 Coaching volleybal Building a winning team – Carl McGown; Hilda Fronske; Launa Moser – 2001 Il nuovo sistem Pallavolo – Marco Paolini – Aprile 2006 La formation du jouer de volleyball – Éditer Daniel Rivet – 2010 Volleyball coach’s, Survival guide – Sue Gozansky - 2001

Observações

Apenas serão aceites as inscrições dos/as docentes selecionados/as pela equipa da Formação do Desporto Escolar, da DGE.

Início: 01-07-2025
Fim: 04-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133684/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária de Moura

INSCREVER-ME