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Introdução ao Processamento de Texto - Word turma _PND_CF_T1

Apresentação

No plano organizacional, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm vindo a assumir um papel cada vez mais importante nas escolas, sendo notória uma evolução permanente nos paradigmas relacionados com a sua utilização. Considerando que, de um modo geral, constitui um imperativo que a escola acompanhe e, até mesmo, lidere o desenvolvimento verificado nas outras áreas e contextos da vida em sociedade, incluindo a capacitação dos seus recursos humanos, torna-se premente preparar convenientemente o pessoal não docente para usar regularmente as ferramentas TIC na sua atividade profissional, com destaque para o processador de texto, nas suas diversas vertentes. Cada vez mais e de uma forma mais complexa, o pessoal não docente é confrontado com novas tarefas que implicam a necessidade de integrar as ferramentas TIC na sua prática profissional. No âmbito da sua atividade profissional, os técnicos superiores e os assistentes técnicos recorrem frequentemente a ferramentas TIC, pelo que é crucial terem formação que lhes faculte a devida atualização de conhecimentos e competências nesta área. De entre as diversas ferramentas, salienta-se a importância do processamento de texto, que possibilita a criação, edição, formatação e armazenamento de documentos. A correta utilização do processamento de texto permite não só a poupança de recursos e de tempo, mas também o melhoramento dos métodos de organização e de otimização de soluções.

Destinatários

Assistentes Técnicos e Técnicos Superiores da área da Educação

Objetivos

• Dominar a interface do Word: Familiarizar-se com os menus, barras de ferramentas e painéis, para navegar e utilizar as funcionalidades básicas do programa; • Criar e editar documentos: Aprender a criar novos documentos, inserir texto, formatar parágrafos e páginas, e utilizar as ferramentas de correção ortográfica e gramatical; • Formatar documentos: Dominar as ferramentas de formatação de texto, como estilos, fontes, cores e alinhamento, para criar documentos com aspeto profissional e consistente; • Imprimir e partilhar documentos: Aprender a configurar a impressão, exportar documentos em diferentes formatos e partilhar documentos por e-mail ou outras plataformas.

Conteúdos

Formatação de texto • Utilizar diferentes tipos de letra, tamanhos e aspetos • Ajustar o espaçamento entre parágrafos e entrelinhas • Alinhar o texto horizontalmente • Utilizar tabulações • Criar listas com marcas e numeração • Criar colunas e tabelas Inserção de elementos • Imagens • Formas • Gráficos SmartArt • Gráficos • Tabelas • Hiperligações • Capitulares • Símbolos • Equações Edição de documentos • Inserir, cortar, colar e copiar textos • Quebra de palavras • Configurar e usar o registo de alterações • Comparar documentos • Criar formulários com controlos Outras funcionalidades do processador de texto • Ajuste à página, em que o programa move automaticamente para a linha seguinte • Verificação ortográfica e gramatical do texto • Gravação de documentos Impressão • Seleção da impressora • Definição do intervalo de páginas a imprimir • Escolha do número de cópias • Orientação do papel (retrato ou paisagem) • Tamanho do papel • Margens • Impressão de várias páginas por folha • Exportar para .pdf

Avaliação

A avaliação de cada formando/a será realizada sob o princípio da avaliação contínua e terá como referência os objetivos desta modalidade formativa, considerando os seguintes parâmetros e ponderações: - Assiduidade (20% – esta percentagem apenas será contabilizada para os/as formandos/as que frequentem a totalidade das horas de formação); - Participação (40%); - Testes/Trabalhos Escritos (40%).

Bibliografia

- Kampylis, P., Punie, Y. & Devine, J. (2015); Promoting Effective Digital-Age Learning: A European Framework for Digitally-Competent Educational Organisations. Disponível: http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC98209/jrc98209_r_digcomporg_final.pdf - Marques, Paulo Capela; Costa, Nuno (2013). Word 2013: Fundamental. Lisboa. FCA. ISBN: 9789727227808 - Quadro Europeu de Qualificações para a aprendizagem ao longo da vida (2009), Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias, Luxemburgo - Vaz, Isabel (2012). Word 2010. Lisboa. FCA. ISBN: 9789727227181

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-05-2025 (Quinta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
2 27-05-2025 (Terça-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 05-06-2025 (Quinta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
4 12-06-2025 (Quinta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
5 17-06-2025 (Terça-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 22-05-2025
Fim: 17-06-2025
Acreditação: DGAE/1536/2025
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Escola Secundária Diogo de Gouveia - Beja