
Educação Artística – Expressão Dramática/Teatro como recurso pedagógico transdisciplinar turma _CF_T01
Apresentação
A Academia do Plano Nacional das Artes apresenta esta ação no domínio da Expressão Dramática/Teatro para educadores de infância e docentes do 1.º CEB. A sensibilidade estética e artística é uma competência legítima, reconhecida e fundamental na organização curricular e no desenvolvimento pessoal; próxima das artes e do processo criativo, incentiva a escola a dinâmicas transdisciplinares - promovendo a transformação. Por conseguinte, pretende-se a valorização da Educação Artística nas escolas, apresentando, renovando e dinamizando práticas pedagógicas adaptadas às exigências atuais. Para este propósito, este curso apresenta um conjunto de referentes, de conteúdos, de recursos pedagógicos e de processos criativos, através de atividades específicas da área da Expressão Dramática/Teatro, tendo em conta uma perspetiva transdisciplinar com as diferentes áreas do conhecimento. Com o objetivo de aumentar as competências profissionais e pessoais dos educadores de Infância e docentes do 1.º CEB, observando os princípios orientadores e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, pretende-se fornecer ferramentas que o professor possa explorar em contexto de sala de aula, proporcionando aos seus alunos um entendimento conceptual da Expressão Dramática/Teatro nas suas diversas vertentes e possibilidades interdisciplinares.
Destinatários
Educadores/as de Infância e Professores/as do Grupo de Recrutamento (GR) 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores/as de Infância e Professores/as do Grupo de Recrutamento (GR) 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores/as de Infância e Professores/as do Grupo de Recrutamento (GR) 110.
Objetivos
- Observar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Matriz Curricular em Educação Artística, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as Aprendizagens Essenciais para a Expressão Dramática/Teatro; - Promover metodologias de ensino inovadoras recorrendo a meios, materiais, dispositivos, com diversidade dramática e expressiva; - Valorizar o papel da Educação Artística como forte potenciador do desenvolvimento pleno do sujeito e nas relações com os outros, relacionando a Expressão Dramática/Teatro com as outras áreas do saber; - Desenvolver um conjunto de recursos pedagógicos, através de atividades específicas, que promovam uma pedagogia ativa centrada na criação, na experiência e na exploração do mundo envolvente, bem como na interpretação dramática, privilegiando a voz, o corpo, os objetos e os ambientes.
Conteúdos
Contextualização (1 hora) - Missão e estratégias do Plano Nacional das Artes. - Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. - Documentos de referência: Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar; Educação Artística no 1.º Ciclo do Ensino Básico – Matriz Curricular/Expressão Dramática/Teatro. Conteúdos específicos da Expressão Dramática/Teatro (2 horas) - Dinâmicas de grupo; expressão dramática/teatro; jogo dramático. - Corpo e movimento/gesto/objetos: representação e arquitetura corporal; corpo como meio de expressão, comunicação e criação. - Corpo e Voz: tipos de respiração; dicção; possibilidades expressivas da voz em diferentes contextos e situações de comunicação. - Jogo Dramático: linguagem verbal e linguagem não-verbal (improvisação e dramatização). Recursos pedagógicos (20 horas) Corpo (4 horas) 1. Possibilidades motoras e expressivas do corpo. 2. Conteúdos: corpo e movimento/gesto/objetos/ improvisação. 3. Percursos de aprendizagem: dimensão multidisciplinar do teatro, identificando relações com outras artes e áreas de conhecimento. 4. Interpretação – reflexão. 5. Atividade: linguagem corporal – postura, gesto e expressão facial. Voz (4 horas) 1. Expressividade tímbrica. 2. Conteúdos: corpo, voz, improvisação. 3. Percursos de aprendizagem: dimensão multidisciplinar do teatro, identificando relações com outras artes e áreas de conhecimento. 4. Interpretação – reflexão. 5. Atividade: exercícios de ritmo, dicção, respiração, colocação de voz, articulação e volume. Improvisação (4 horas) 1. Reação expressiva a estímulos exteriores. 2. Conteúdos: corpo, voz, improvisação. 3. Percursos de aprendizagem: dimensão multidisciplinar do teatro, identificando relações com outras artes e áreas de conhecimento. 4. Interpretação – reflexão. 5. Atividade: improviso de palavras, sons, gestos e ações, a partir de diferentes estímulos (ambientes, temas ou ideias). Dramatização (4 horas) 1. Diferentes géneros teatrais, personagens, cenários e ambientes; diferentes formas de usar a voz (altura, ritmo, intensidade) e o corpo (postura, gestos, expressões faciais) para caracterizar personagens e ambiências. 2. Conteúdos: corpo, voz, improvisação e dramatização. 3. Percursos de aprendizagem: dimensão multidisciplinar do teatro, identificando relações com outras artes e áreas de conhecimento. 4. Interpretação – reflexão. 5. Atividade: análise de textos dramáticos e/ou de outros géneros literários, usando-os com intencionalidade teatral. Construção de um recurso pedagógico (4 horas) 1. Contextualização. 2. Conteúdos: dinâmicas de grupo; expressão dramática/teatro; jogo dramático; corpo e movimento/gesto/objetos; corpo e voz; jogo dramático. 3. Percursos de aprendizagem: dimensão multidisciplinar do teatro, identificando relações com outras artes e áreas de conhecimento. 4. Interpretação – reflexão. 5. Atividade: construção de um recurso pedagógico. Reflexão e exposição de propostas de trabalho (2 horas) 1. Apresentação de proposta de um recurso pedagógico, com caráter transdisciplinar, que reflita os conteúdos abordados na ação.
Metodologias
Presencial: Sessões teórico-práticas. Os conteúdos são expostos no decurso da apresentação com uma sequência de recursos, materiais, dispositivos e instrumentos para a prática educativa. Simultaneamente, desenvolvem-se modelos pedagógicos diferenciados na área da Expressão Dramática/Teatro, centrados numa aprendizagem que potencie o desenvolvimento pleno do aluno. Neste enquadramento, a apresentação do conjunto dos recursos pedagógicos é acompanhada pelos procedimentos necessários à sua produção, manuseamento a aplicação em contexto escolar. Os formandos irão ser convidados a desenvolver propostas individuais de trabalho para a construção de um recurso pedagógico a apresentar e discutir com os colegas na última sessão.
Avaliação
A avaliação de cada formando/a será realizada sob o princípio da avaliação contínua e terá como referência os objetivos desta modalidade formativa, considerando os seguintes parâmetros e ponderações: - Participação; - Realização das Tarefas nas Sessões (50%); - Trabalho/Projeto Final; - Reflexão Crítica/Relatório Individual (50%). Certificação: - Aplicação das Escalas Quantitativa (1 a 10 valores) e Qualitativa previstas no ECD e orientações subjacentes. A avaliação inferior a 5 implica a não atribuição de certificado; - Regime de Faltas / Presenças – Assistência a, pelo menos, 2/3 das horas de formação.
Bibliografia
CAÑAS, J. (1992). Didática de la Expresión Dramátic. Una aproximación a la dinâmica teatral en el aula. Barcelona: Ediciones Octaedro LEENHARDT, Pierre (1977). A Criança e a Expressão Dramática. Lisboa, Editorial Estampa GUERRA, M. (2007). Expressão Dramática. Clarificar conceitos e suas consequências. Porto SOUSA, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2.º volume Drama e Dança. Lisboa: Instituto Piaget UNESCO (2006). Roteiro para a Educação Artística. Desenvolver as Capacidade Criativas para o Século XXI. Lisboa: Comissão Nacional da UNESCO
Observações
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: A seleção dos/as formandos/as será feita de acordo com a ordem de inscrição, respeitando as seguintes prioridades: 1.ª Prioridade – Docentes das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana que necessitam de horas de formação para a progressão na carreira/índice; 2.ª Prioridade – Outros docentes das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-09-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 27-09-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 04-10-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 04-10-2025 (Sábado) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
5 | 11-10-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 11-10-2025 (Sábado) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
7 | 18-10-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
8 | 18-10-2025 (Sábado) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |