189

Educação Artística – Dança como recurso pedagógico transdisciplinar turma _CF_T01

Apresentação

A Academia do Plano Nacional das Artes apresenta esta ação no domínio da Dança para Educadores de Infância e Docentes do 1.º CEB. A sensibilidade estética e artística é uma competência legítima, reconhecida e fundamental na organização curricular e no desenvolvimento pessoal; próxima das artes e do processo criativo, incentiva a escola a dinâmicas transdisciplinares — promovendo a transformação. Por conseguinte, pretende-se a valorização da Educação Artística nas escolas, apresentando, renovando e dinamizando práticas pedagógicas adaptadas às exigências atuais. Para este propósito, este curso apresenta um conjunto de referentes, de conteúdos, de recursos pedagógicos e de processos criativos, através de atividades específicas da área da Dança, tendo em conta uma perspetiva transdisciplinar com as diferentes áreas do conhecimento. Com o objetivo de aumentar as competências profissionais e pessoais dos Educadores de Infância e Docentes do 1.º CEB, observando os princípios orientadores e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, pretende-se fornecer ferramentas que o professor possa explorar em contexto de sala de aula, proporcionando aos seus alunos um entendimento conceptual da Dança nas suas diversas vertentes e possibilidades interdisciplinares.

Destinatários

Educadores/as de Infância e Professores/as do Grupo de Recrutamento (GR) 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores/as de Infância e Professores/as do Grupo de Recrutamento (GR) 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores/as de Infância e Professores/as do Grupo de Recrutamento (GR) 110.

Objetivos

- Observar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Matriz Curricular em Educação Artística, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as Aprendizagens Essenciais para a Dança; - Promover metodologias de ensino inovadoras recorrendo a meios, materiais, dispositivos e instrumentos, com diversidade para a consciência de corpo e qualidade de movimento com expressividade; - Valorizar o papel da Educação Artística como forte potenciador do desenvolvimento pleno do sujeito e nas relações com os outros, relacionando a Dança com as outras áreas do saber; - Desenvolver um conjunto de recursos pedagógicos, através de atividades específicas, que promovam uma pedagogia ativa centrada na criação, na experiência e na exploração do mundo envolvente, bem como na interpretação dramática, performativa, privilegiando o corpo e o movimento expressivo.

Conteúdos

Contextualização (1 hora) - Missão e estratégias do Plano Nacional das Artes. - Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. - Documentos de referência: Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar; Educação Artística no 1.º Ciclo do Ensino Básico – Matriz Curricular/Dança. Conteúdos específicos da Dança (4 horas) - Consciência de domínio do corpo. - Corpo e movimento. - Corpo e espaço. - Corpo, tempo e dinâmica. - Corpo e relações. - Sequência de movimentos, performance/coreografia. - Dança: estilos, formas e géneros. Recursos educativos (20 horas) Movimento e consciência corporal (4 horas) 1. O movimento dançado. 2. Conteúdos: consciência do corpo; corpo e movimento; corpo, tempo e dinâmica. 3. Percursos de contemplação e aprendizagem (exemplos de referência na Dança). 4. Discursos comparativos: trajetórias de abordagem transdisciplinar. 5. Atividade: mapear o corpo – as possibilidades de movimento e sua expressividade. Espaço pensado pelo corpo (4 horas) 1. Onde o corpo dança. O corpo e o trajeto no espaço. Direções de movimento no espaço. Espaço partilhável. 2. Conteúdos: corpo e espaço; corpo e relações. 3. Percursos de contemplação e aprendizagem (exemplos de referência na Dança). 4. Discursos comparativos: trajetórias de abordagem transdisciplinar. 5. Atividade: desenhar com o corpo no espaço – projeção e progressão espacial do movimento. Estruturas rítmicas (4 horas) 1. Os fatores energéticos do movimento. Dinâmicas de fluência do movimento, do tempo e do espaço. 2. Conteúdos: corpo, tempo e dinâmica; fatores energéticos do movimento. 3. Percursos de contemplação e aprendizagem (exemplos de referência na Dança). 4. Discursos comparativos: trajetórias de abordagem transdisciplinar. 5. Atividade: interpretar e imitar movimentos – dinâmicas de tempo, fluência e espaço para a expressividade. Contextos coreográficos (4 horas) 1. Criar e manipular movimentos de forma organizada. Elementos temporais e espaciais para a noção de estrutura coreográfica. 2. Conteúdos: sequência de movimentos, performance/coreografia; corpo e relações; exploração de elementos cénicos (adereços/objetos). 3. Percursos de contemplação e aprendizagem (exemplos de referência na Dança). 4. Discursos comparativos: trajetórias de abordagem transdisciplinar. 5. Atividade: gravar o espaço com o movimento do corpo – estrutura coreográfica e processo criativo. Reflexão e exposição de propostas de trabalho (4 horas) 1. Apresentação de proposta de um recurso pedagógico, com caráter transdisciplinar, que reflita os conteúdos abordados na ação.

Metodologias

Presencial: Sessões teórico-práticas. Os conteúdos são expostos no decurso da apresentação com uma sequência de recursos, materiais, dispositivos e instrumentos para a prática educativa. Simultaneamente, desenvolvem-se modelos pedagógicos diferenciados na área da Dança, centrados numa aprendizagem que potencie o desenvolvimento pleno do aluno. Neste enquadramento, a apresentação do conjunto dos recursos pedagógicos é acompanhada pelos procedimentos necessários à sua produção, manuseamento a aplicação em contexto escolar. Os formandos irão ser convidados a desenvolver propostas individuais de trabalho para a construção de um recurso pedagógico a apresentar e discutir com os colegas na última sessão.

Avaliação

A avaliação de cada formando/a será realizada sob o princípio da avaliação contínua e terá como referência os objetivos desta modalidade formativa, considerando os seguintes parâmetros e ponderações: - Participação; - Realização das Tarefas nas Sessões (50%); - Trabalho/Projeto Final; - Reflexão Crítica/Relatório Individual (50%). Certificação: - Aplicação das Escalas Quantitativa (1 a 10 valores) e Qualitativa previstas no ECD e orientações subjacentes. A avaliação inferior a 5 implica a não atribuição de certificado; - Regime de Faltas / Presenças – Assistência a, pelo menos, 2/3 das horas de formação.

Bibliografia

CAÑAS, J. (1992). Didática de la Expresión Dramátic. Una aproximación a la dinâmica teatral en el aula. Barcelona: Ediciones Octaedro LEENHARDT, Pierre (1977). A Criança e a Expressão Dramática. Lisboa, Editorial Estampa GUERRA, M. (2007). Expressão Dramática. Clarificar conceitos e suas consequências. Porto SOUSA, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2.º volume Drama e Dança. Lisboa: Instituto Piaget UNESCO (2006). Roteiro para a Educação Artística. Desenvolver as Capacidade Criativas para o Século XXI. Lisboa: Comissão Nacional da UNESCO

Observações

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: A seleção dos/as formandos/as será feita de acordo com a ordem de inscrição, respeitando as seguintes prioridades: 1.ª Prioridade – Docentes das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana que necessitam de horas de formação para a progressão na carreira/índice; 2.ª Prioridade – Outros docentes das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana.

Formador

Marta Pereira Coutinho de Freitas Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-02-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 21-02-2026 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 07-03-2026 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
4 07-03-2026 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
5 21-03-2026 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
6 21-03-2026 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
7 09-05-2026 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
8 09-05-2026 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 21-02-2026
Fim: 09-05-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-130979/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Diogo de Gouveia – Beja

INSCREVER-ME