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O Projeto Hypatiamat na promoção do sucesso escolar em matemática no 1.º e 2.º CEB - Uma abordagem holística turma _OF_T01

Apresentação

O Projeto Hypatiamat (PH) nasceu como resposta à preocupação crescente, junto da comunidade educativa, quanto ao desempenho escolar na matemática. É atualmente "um dos projetos mais populares na área da matemática" com o intuito de promover a excelência e o desenvolvimento do sucesso escolar, sobretudo centrado na matemática, desde o 1.º ao 9.º ano de escolaridade. A parte mais visível deste Projeto é uma plataforma online (disponível em https://www.hypatiamat.com) com inúmeros artefactos digitais (AD) e, à semelhança de outras plataformas, contribui para que os alunos melhorem o seu desempenho escolar em matemática. Nos últimos anos, o PH tem feito uma aposta no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), considerando que os primeiros anos de escolaridade são essenciais para a construção do conhecimento em matemática (na construção do sistema de numeração, sentido do número e operações, estratégias de cálculo mental, desenvolvimento do sentido espacial,...) e para o desenvolvimento de capacidades transversais como o raciocínio lógico e a resolução de problemas, e tendo ainda em conta que a evolução da aprendizagem matemática se processa numa dinâmica contínua e em espiral, é importante o estabelecimento de bases sólidas para não serem comprometidas as aprendizagens dos anos seguintes. A intervenção do PH, direcionando-se de uma forma direta para os alunos, aproveita o gosto natural que estes têm por ambientes tecnológicos. Para isso, mune os professores de ferramentas que lhes possibilitem incorporar, nas suas práticas diárias, metodologias que utilizem esse tipo de ambientes devidamente articuladas com outras metodologias.

Destinatários

Professores/as dos Grupos de Recrutamento (GR) 110 e 230

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento (GR) 110 e 230. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento (GR) 110 e 230.

Objetivos

O Projeto Hypatiamat parte de uma interface tecnológica visando capitalizar a familiaridade dos alunos e o seu gosto por este tipo de ambientes. Esta oficina centra-se nos diferentes tópicos contemplados no atual Programa de Matemática para o 1.º e 2.º CEB e nas aprendizagens essenciais, com recurso às diferentes valências da plataforma HYPATIAMAT (www.hypatiamat.com). Pretende-se munir os professores de uma ampla variedade de recursos digitais e outros, que, depois de serem por eles analisados e explorados, possam vir a ser aplicados na sala de aula, com vista à promoção do desenvolvimento matemático dos seus alunos. Espera-se que, no final desta oficina de formação, os participantes se sintam implicados e capacitados na utilização desta plataforma no ensino/aprendizagem da matemática na sala de aula como recurso para melhorar o rendimento escolar dos seus alunos nesta disciplina.

Conteúdos

A oficina de formação envolve uma prática pedagógica e didática que implica experimentação de metodologias, materiais e instrumentos de avaliação adequados aos programas de matemática, nomeadamente sobre: I. Articulação dos programas de matemática – Objetivos; Competências Gerais e Específicas; Temas e Conteúdos; Sugestões Metodológicas; Avaliação – com os princípios orientadores subjacentes à plataforma Hypatiamat. II. Visão pormenorizada dos recursos disponibilizados nesta plataforma para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e articulação com os anos vizinhos. III. Elaboração de tarefas e instrumentos de avaliação adequados. Desenvolvimento do trabalho presencial e online (síncrono e assíncrono) – 12,5 horas - Apresentação da metodologia de trabalho e constituição dos grupos de formandos. Apresentação do portefólio de avaliação a entregar por formando. Apresentação global da plataforma e, em particular, dos recursos envolvidos nesta oficina de formação. Experimentação e gestão da plataforma pelos formandos sob orientação do formador. (2 horas presenciais) - Reflexão sobre a recolha de evidências das aprendizagens dos alunos relativa às sessões anteriores. Análise, em grupos, dos recursos da plataforma. Preparação da(s) tarefa(s) a implementar em sala de aula com o respetivo guião do professor. (2 horas online síncronas + 2 horas online assíncronas) - Apresentação e discussão das tarefas a implementar em sala de aula. Reflexão sobre a forma de dar feedback aos alunos sobre as suas aprendizagens. (2 horas online síncronas + 1,5 horas online assíncronas) - Apresentação pelos grupos/formandos da implementação em sala de aula das propostas do projeto. Discussão dos procedimentos e resultados em sala de aula. Considerações finais sobre a formação. (3 horas presenciais) Desenvolvimento do trabalho autónomo – 12,5 horas - Análise e utilização da plataforma Hypatiamat e sua articulação com o programa oficial/aprendizagens essenciais. - Preparação da(s) tarefa(s) a implementar na sala de aula. Elaboração do plano da(s) aula(s). - Implementação da(s) tarefa(s) em sala de aula e recolha de evidências sobre as aprendizagens dos alunos. - Elaboração de uma apresentação final (por exemplo um PPT).

Metodologias

Sessões de Formação: Nas sessões presenciais, a formação desenvolve-se essencialmente segundo uma metodologia de trabalho de grupo (sessões teórico/práticas e sessões práticas), intercalado por exposições teóricas com discussão em grande grupo. Nas sessões online síncronas/assíncronas, a formação desenvolve-se essencialmente segundo uma metodologia de trabalho individual (sessões de exploração da plataforma Hypatiamat e relatos de experência), intercalado por exposições teóricas com discussão em grande grupo. São considerados imprescindíveis os seguintes suportes informáticos: Computadores (ou tablets). Trabalho Autónomo: O trabalho autónomo desenvolve-se essencialmente segundo uma metodologia de trabalho prático, individual ou em grupo, presencial ou online, contemplando os seguintes tópicos: - Análise e utilização da plataforma e sua articulação com o programa oficial. - Preparação da(s) tarefa(s) a implementar na sala de aula. Elaboração de planos de aulas. - Implementação da(s) tarefa(s) em sala de aula e recolha de evidências sobre as aprendizagens dos alunos. - Recolha de evidências. - Elaboração e apresentação de um trabalho final.

Avaliação

A avaliação de cada formando/a será realizada sob o princípio da avaliação contínua e terá como referência os objetivos desta modalidade formativa, tendo em conta os seguintes parâmetros e ponderações: - Participação; -Realização das Tarefas nas Sessões (25%); - Investigação, Produção de Trabalhos e/ou Materiais, Aplicação (60%); - Reflexão Crítica/Relatório Individual (15%). Certificação: - Aplicação das Escalas Quantitativa (1 a 10 valores) e Qualitativa previstas no ECD e orientações subjacentes. A avaliação inferior a 5 implica a não atribuição de certificado; - Regime de Faltas / Presenças – Assistência a, pelo menos, 2/3 das horas presenciais/online de formação.

Bibliografia

Ministério da Educação e Ciência [ME] (2022). Aprendizagens Essenciais: matemática. MEC. https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico Devlin, K. (2017). Number sense: the most important mathematical concept in 21st Century K-12 education. HUFFPOST, (online), (http://www.huffingtonpost.com/entry/number-sense-themost-important-mathematical-concept_us_58695887e4b068764965c2e0). NTCM (2012). Principles and standards for school mathematics. Reston, Va: Author. Roegiers X. (2011). Les Mathématiques à l'école primaire, numéro 1, La résolution de problèmes et le langage mathématique, les nombres, la numérotation et les opérations [Broché]. Bruxelles: Éditions De Boeck. Verdasca, A., Neves, A., Fonseca, H., Fateixa, J., & Magro-C, T. (2020). Melhorar aprendizagens em matemática pelo uso intencional de recursos digitais: o Hypatiamat como intervenção preventiva na CIM do Ave. Coleção Estudos PNPSE. PNPSE-DGE: Ministério da Educação. http://hdl.handle.net/10174/28899

Observações

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: 1.ª Prioridade – Docentes do GR 110 das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana que não frequentaram qualquer das oficinas de formação já realizadas no âmbito do Projeto Hypatiamat e que vão participar, no ano letivo 2025/2026, como mediadores e/ou titulares de turma; 2.ª Prioridade – Docentes do GR 230 das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana que não frequentaram qualquer das oficinas de formação já realizadas no âmbito do Projeto Hypatiamat; 3.ª Prioridade – Outros docentes das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-10-2025 (Sexta-feira) 14:30 - 16:30 2:00 Presencial
2 10-11-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 18:30 1:30 Online síncrona
3 16-01-2026 (Sexta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
4 19-01-2026 (Segunda-feira) 17:00 - 18:00 1:00 Online síncrona
5 20-03-2026 (Sexta-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online assíncrona
6 23-03-2026 (Segunda-feira) 17:00 - 18:30 1:30 Online síncrona
7 08-05-2026 (Sexta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 17-10-2025
Fim: 08-05-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-136316/25
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Diogo de Gouveia – Beja / Plataformas Digitais

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