
Comunicação e Liderança para Docentes turma _CF_T01
Apresentação
Educar e formar são processos de liderança. De acordo com o Dr. Goleman, liderar é influenciar. Goleman explica a função de um líder. De acordo com este autor a função primordial de um líder é obter resultados (pp 41 da obra “Como ser um Líder, a importância da Inteligência Emocional”). Para obter resultados, é preciso extrair o melhor das pessoas e, para isso, é preciso desenvolver um conjunto de competências emocionais: descobri que os líderes mais eficazes se assemelham num aspeto crucial: todos têm um elevado nível de inteligência emocional (pps 11 e 12). Um professor tem de produzir resultados no seu trabalho. E, para isso, precisa de desenvolver o seu QE (quociente emocional). Por muito tecnológico que o nosso mundo esteja, e está, o nosso cérebro tem biliões de anos. As nossas emoções são antigas e continuam, de acordo com recentes estudos da neurociência, a comandar 90% das nossas escolhas. Muitas vezes, essas escolhas são inconscientes, baseadas em padrões que construímos na infância. Num processo de comunicação é importante compreender o impacto da nossa linguagem corporal e do nosso tom de voz na decisão que cada um dos nossos alunos toma de estar atento às nossas aulas. Ou não. Não existe o não comunicar entre humanos. Aprender a tirar partido do corpo, dos gestos, do contraste vocal, de estratégias de comunicação ao estilo TED faz a diferença das nossas aulas nos momentos em que temos de recorrer a aulas mais expositivas. Uma boa comunicação melhora os resultados, reduz o ruído e, consequentemente, diminui os conflitos ao aumentar o patamar de entendimento. Nesta moeda da comunicação a assertividade e a empatia são duas faces que se completam e vivem lado a lado. Não é para escolher, é para integrar e decidir qual usar em cada momento das interações que povoam os nossos dias enquanto profissionais.
Destinatários
Professores/as do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Promover o desenvolvimento profissional docente; - Partilhar ferramentas para uma comunicação eficaz; - Proporcionar a aquisição de conceitos necessários à prática de uma comunicação empática; - Motivar os participantes para a construção de pontes de entendimento e diminuir os conflitos na comunidade educativa; - Dar a conhecer diferentes paradigmas e conceitos sobre comunicação impactante; - Dar a conhecer os fundamentos da comunicação ao estilo TED; - Desenvolver competências científicas, técnicas e didáticas, necessárias à implementação de técnicas inovadoras na sala de aula; - Desenvolver competências de liderança nos docentes; - Elaborar, partilhar e divulgar recursos de comunicação utilizados pelos palestrantes de renome mundial, que possam ser úteis a todos os professores; - Desenvolver estratégias de assertividade.
Conteúdos
Sessões online síncronas (15 horas) - Apresentação dos conteúdos da formação, das ferramentas online de comunicação e gestão da formação e formalidades processuais. - Partilha de ferramentas ligadas à Inteligência Emocional, de acordo com as mais recentes pesquisas científicas. - Exploração de ferramentas vindas da Área da Gestão e do Marketing, para ensinar a construir uma comunicação mais emocional e impactante. - Exploração de técnicas de criação de empatia, como o Rapport. - Partilha de técnicas de comunicação corporal e de modulação de voz, para criar uma comunicação mais impactante. - Partilha e treino de tipologias comportamentais para traçar o perfil das turmas que encontramos e construir a comunicação a partir do terreno. - Prática do Modelo 4 MAT, de Bernice MacCarthy, para criar aulas expositivas de impacto. - Partilha e treino da técnica de Storytelling. Sessões online assíncronas (10 horas) - Trabalho orientado com recurso a documentação e apoio online.
Metodologias
Na primeira sessão, será realizada a apresentação e feito um levantamento dos objetivos dos/as formandos/as; será ainda efetuado um debate sobre a metodologia e o calendário de trabalho das diferentes sessões. A última sessão será dedicada à apresentação do trabalho final. Nas restantes sessões, serão utilizados vários exemplos de software e esclarecidas as dúvidas relativas ao progresso dos trabalhos.
Avaliação
A avaliação de cada formando/a será realizada sob o princípio da avaliação contínua e terá como referência os objetivos desta modalidade formativa, considerando os seguintes parâmetros e ponderações: - Participação; - Realização das Tarefas nas Sessões (40%); - Trabalho/Projeto Final; - Reflexão Crítica/Relatório Individual (60%). Certificação: - Aplicação das Escalas Quantitativa (1 a 10 valores) e Qualitativa previstas no ECD e orientações subjacentes. A avaliação inferior a 5 implica a não atribuição de certificado; - Regime de Faltas / Presenças – Assistência a, pelo menos, 2/3 das horas de formação.
Bibliografia
Damásio, A. (2020), A estranha ordem das coisas, a vida, os sentimentos e as culturas humanas, Lisboa Goleman, D. (2014), Como ser um Líder, a importância da Inteligência Emocional, Lisboa, Temas e Debates, Círculo de Leitores Harvard Business Review, (2019), Inteligência Emocional Ouvir com Atenção Plena, Harvard Business Review Navarro, J. (2011), O Corpo Não Mente, Alfragide, Estrela Polar Sinek, S. (2019), Os líderes comem por último. O segredo das equipas bem sucedidas, Alfragide, Lua de Papel
Observações
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: A seleção dos/as formandos/as será feita de acordo com a ordem de inscrição, respeitando as seguintes prioridades: 1.ª Prioridade – Docentes das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana que necessitam de horas de formação para a progressão na carreira/índice; 2.ª Prioridade – Outros docentes das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-10-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
2 | 30-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
3 | 08-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
4 | 13-11-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
5 | 15-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
6 | 20-11-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Online assíncrona |
7 | 22-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Online síncrona |