Projetos europeus: dinâmicas e ferramentas para o sucesso educativo turma _CF_T03
Apresentação
O eTwinning é uma Ação do Programa Erasmus+, da União Europeia, que tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Este programa destaca-se por valorizar a integração curricular, permitindo aos alunos enriquecerem as suas aprendizagens ao desenvolverem competências e conhecimentos em contexto colaborativo e intercultural. Assim, é inegável a ligação destes projetos europeus aos normativos legais nacionais em vigor, nomeadamente aos Decretos-Leis n.º 54/2018 e n.º 55/2018, à Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola (EECE), ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e aos Planos de Ação e Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE). Com este curso, na modalidade b-learning, pretende-se auxiliar os professores a repensarem a metodologia de ensino e de aprendizagem, a incluírem na sua prática pedagógica a aprendizagem por projetos com uma dimensão europeia, a explorarem as potencialidades do eTwinning e Erasmus em contexto educativo, na promoção da aprendizagem ativa com recurso às TIC e a partilharem a sua experiência entre pares.
Destinatários
Educadores/as de Infância, Professores/as dos Ensinos Básico e Secundário, de Educação Especial e do Grupo de Recrutamento 360
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores/as de Infância, Professores/as dos Ensinos Básico e Secundário, de Educação Especial e do Grupo de Recrutamento 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores/as de Infância, Professores/as dos Ensinos Básico e Secundário, de Educação Especial e do Grupo de Recrutamento 360.
Objetivos
- Conhecer a plataforma ESEP (European School Education Platform); - Compreender a filosofia subjacente aos projetos eTwinning e Erasmus+; - Adquirir conhecimentos e aplicá-los às potencialidades do eTwinning e Erasmus+; - Repensar a metodologia usada em contexto de sala de aula; - Conhecer exemplos de ferramentas digitais e de inteligência artificial a utilizar em projetos europeus; - Promover a participação dos alunos e professores em atividades conjuntas com outras escolas, privilegiando a dimensão multilingue e multicultural, no âmbito de todas as áreas curriculares; - Promover o trabalho colaborativo na construção de aprendizagens significativas e inclusivas.
Conteúdos
Sessão 1 (presencial) – 4 horas - O eTwinning: relações com a legislação nacional Educação Inclusiva, Autonomia e Flexibilidade Curricular, EECE, PASEO e PADDE; - O trabalho interdisciplinar e colaborativo com o eTwinning e o Erasmus+; - Plataforma ESEP (European School Education Platform ). Sessão 2 (online síncrona) – 3 horas - Passo a passo com o eTwinning: criação/atualização de perfil; desenvolvimento profissional; área de networking; reconhecimento. Sessão 3 (online síncrona) – 3 horas - Passo a passo com o eTwinning: planificação de um projeto; - Ferramentas WEB na dinamização de projetos: ferramentas colaborativas. Sessão 4 (presencial) – 4 horas - Passo a passo com o eTwinning: desenvolvimento de um projeto. Sessão 5 (online síncrona) – 3 horas - Passo a passo com o eTwinning: avaliação de um projeto. - Ferramentas WEB na dinamização de projetos: som/imagem e inteligência artificial. Sessão 6 (online assíncrona) – 4 horas - Realização de trabalhos pelos formandos com recurso aos conteúdos abordados. Sessão 7 (presencial) – 4 horas -Apresentação e partilha dos trabalhos realizados pelos formandos. -Reflexão final e avaliação.
Metodologias
Este curso de formação, em regime de frequência b-learning, encontra-se organizado em sessões teórico-práticas presenciais e online síncronas, incluindo também uma sessão assíncrona de trabalho autónomo. A metodologia assenta, essencialmente, em exposição dos conteúdos; brainstorming; demonstração; dinâmicas de grupo; exploração de plataformas; trabalho prático. Nas sessões online síncronas, a formadora irá recorrer a vários suportes para apresentação dos conteúdos, exemplificação e/ou demonstração das aplicações a abordar, discussão e reflexão com os formandos, com enfoque na Plataforma Classroom para a indicação de conteúdos da sessão; atividades a realizar; hiperligação para ferramentas a utilizar; manuais; exemplos; sistema de videoconferência. Esta plataforma conterá toda a documentação de apoio à ação de formação, com o objetivo de proporcionar atividades colaborativas, de reflexão e de partilha entre os formandos. Será solicitada a elaboração de um trabalho em função dos interesses e preferências dos formandos e de uma reflexão final individual.
Avaliação
A avaliação de cada formando será realizada sob o princípio da avaliação contínua, tendo em conta os seguintes parâmetros e ponderações: - Participação; - Realização das Tarefas nas Sessões (40%); - Trabalho/Projeto Final; - Reflexão Crítica/Relatório Individual (60%). Certificação: - Aplicação das Escalas Quantitativa (1 a 10 valores) e Qualitativa previstas no ECD e orientações subjacentes. A avaliação inferior a 5 implica a não atribuição de certificado; - Regime de Faltas / Presenças - Assistência a, no mínimo, 2/3 do total das horas de formação.
Bibliografia
Crawley, C. & Gilleran, A. (Coord.) (2011). O livro de receitas eTwinning. Bruxelas: Serviço Central de Apoio eTwinning, European Schoolnet. Acedido em 20/01/2024 em https://www.etwinning.pt/site/sites/default/files/Documentos/PDF/PT_cookbook.pdf Organização Nacional de Apoio eTwinning (Coord.) (2023). Inspiração eTwinning - Prémios Nacionais 2022; Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas / Organização Nacional de Apoio eTwinning; Acedido em 12/02/2024 em https://etwinning.pt/docs/Livro_Premios_eT_2022.pdf Pina, Ana; Guimarães, Daniela; Guedes, Mário; (2022); O eTwinning e a web 2.0: desenvolvimento das competências Digitais; Organização Nacional de Apoio eTwinning; Acedido em 23/01/2024 em https://www.etwinning.pt/docs/ComicBook2021.pdf Tutoriais, vídeos e documentação disponibilizada em: https://www.dge.mec.pt/; https://cidadania.dge.mec.pt/; https://school-education.ec.europa.eu/pt/; https://www.etwinning.pt/; https://erte.dge.mec.pt/; https://led.dge.medu.pt/; https://education.ec.europa.eu/pt-pt; https://erasmus-plus.ec.europa.eu/pt-pt; https://erasmusmais.pt/
Observações
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: A seleção dos/as formandos/as será feita de acordo com a ordem de inscrição, respeitando as seguintes prioridades: 1.ª Prioridade – Docentes das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana que necessitam de horas de formação para a progressão na carreira/índice; 2.ª Prioridade – Outros docentes das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana; 3.ª Prioridade – Docentes das escolas associadas de outros CFAE.
Formador
Carla Maria Figueira Aleixo
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 11-10-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
| 2 | 20-10-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 3 | 27-10-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 4 | 08-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
| 5 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 6 | 28-11-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Online assíncrona |
| 7 | 29-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |