Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino de Estudo do Meio turma _OF_T01
Apresentação
O Decreto-Lei n.º 55/2018 tem como desígnio a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidade das aprendizagens dos alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e no desenvolvimento da educação para a cidadania. Desde a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018, a formação tem-se centrado, maioritariamente, na capacitação dos docentes ao nível das práticas pedagógicas e gestão da sala de aula adequadas à gestão flexível do currículo. Importa, agora, centrar os processos de desenvolvimento profissional em outras áreas, que, em conjunto com a capacitação já implementada, permitirão a consolidação dos 3 objetivos enunciados (Inclusão, Sucesso e Qualidade das aprendizagens). Assim, o desenvolvimento de opções curriculares eficazes, inovadoras e promotoras de qualidade no processo educativo, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, beneficiará da atualização científica e didática dos docentes. Deste modo, procura-se desenvolver uma formação centrada nas componentes científicas e didáticas dos temas/domínios específicos das Aprendizagens Essenciais (AE), da disciplina de Estudo do Meio, em articulação com as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), concretizando-se o entendimento sobre a construção curricular em vigor.
Destinatários
Professores/as do Grupo de Recrutamento 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as do Grupo de Recrutamento 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as do Grupo de Recrutamento 110.
Objetivos
- Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); - Analisar as implicações práticas do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA) no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as Aprendizagens Essenciais (AE) e o PA; - Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; - Repensar as práticas de ensino nos diferentes domínios de Estudo do Meio; - Refletir sobre a importância da aplicação de estratégias de ensino diferenciadas na área curricular de Estudo do Meio.
Conteúdos
Módulo 1. Currículo: dos referenciais à gestão (2 horas e 30 minutos) - Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/desenvolvimento de competências digitais dos alunos). - O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA). - As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina). Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos. Módulo 2. História (Opcional – 5 horas) - Factos e as datas relevantes da História de Portugal, destacando: a formação de Portugal, a época da expansão marítima, o período Filipino e a Restauração com recurso a fontes documentais. Construção de frisos cronológicos. Módulo 3. História (Opcional – 5 horas) - Implantação da República e o 25 de Abril com recurso a fontes documentais. Módulo 4. Seres Vivos (Opcional – 5 horas) - Identificar as características específicas dos animais e plantas; relacionar fatores do ambiente com as condições indispensáveis à vida dos seres vivos; a influência das modificações ambientais nos ecossistemas e na vida dos seres vivos. - Estratégias de planificação e desenvolvimento de atividades práticas e experimentais no âmbito das temáticas. Módulo 5. Corpo Humano (Opcional – 5 horas) - Conhecer os sistemas digestivo, respiratório, circulatório, excretor e reprodutivo; modificações biológicas e comportamentais na adolescência; hábitos quotidianos e estilos de vida saudáveis. - Estratégias de planificação e desenvolvimento de atividades práticas e experimentais no âmbito das temáticas. Módulo 6. (Opcional – 5 horas) - Reconhecer fenómenos naturais (sismos, vulcões, erosão…) como manifestações da dinâmica e da estrutura interna da Terra e como agentes modificadores da paisagem; - Identificação de vários tipos de rochas e solos e diversos tipos de utilização; - Estratégias de planificação e desenvolvimento de atividades práticas e experimentais no âmbito das temáticas. Módulo 7. (Opcional – 5 horas) - Evolução tecnológica; - Propriedades dos materiais: comportamento da luz; eletricidade: eletricidade estática, bons e maus condutores da corrente elétrica, circuito elétrico simples; mecânica; impulsão; magnetismo. Módulo Final (2 horas e 30 minutos) - Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos no âmbito da oficina.
Metodologias
A oficina é constituída por 8 módulos (2 obrigatórios e 6 opcionais). Presencial: Módulo 1 e Módulo Final obrigatórios. Na última sessão, haverá a apresentação/partilha dos trabalhos e discussão dos resultados. Os módulos opcionais são definidos tendo por referência temas/domínios sinalizados pelas escolas/formandos que irão participar na formação. Cada turma frequentará um conjunto de módulos que permita totalizar 25 horas de formação em b-learning. Presencial/Online: Reflexão, análise e discussão com recurso a diferentes fontes, alternando trabalho em pequeno e grande grupo; elaboração de trabalhos (planificação/tarefa/atividade). Trabalho Autónomo: O trabalho autónomo será intercalado com as sessões presenciais e online: consolidação dos trabalhos (planificação/tarefa/atividade) a integrar na sua prática letiva; aplicação prática em sala de aula dos trabalhos realizados; auscultação dos alunos em relação às atividades desenvolvidas.
Avaliação
A avaliação de cada formando/a será realizada sob o princípio da avaliação contínua e terá como referência os objetivos desta modalidade formativa, tendo em conta os seguintes parâmetros e ponderações: - Participação; -Realização das Tarefas nas Sessões (25%); - Investigação, Produção de Trabalhos e/ou Materiais, Aplicação (60%); - Reflexão Crítica/Relatório Individual (15%). Certificação: - Aplicação das Escalas Quantitativa (1 a 10 valores) e Qualitativa previstas no ECD e orientações subjacentes. A avaliação inferior a 5 implica a não atribuição de certificado; - Regime de Faltas / Presenças – Assistência a, pelo menos, 2/3 das horas presenciais/online de formação.
Bibliografia
Decreto-Lei n.º 55/2018, do Ministério da Educação (2018). Diário da República, I série n.º 129. https://files.dre.pt/1s/2018/07/12900/0291802928.pdf DGE. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/DGE. CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS BASEADAS NO PERFIL DOS ALUNOS. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_documento_enquadrador.pdf Aprendizagens Essenciais. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0 Rede Nacional de Clubes de Ciência Viva. Disponível em: https://clubes.cienciaviva.pt/
Observações
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: A seleção dos/as formandos/as será feita de acordo com a ordem de inscrição, respeitando as seguintes prioridades: 1.ª Prioridade – Docentes das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana que necessitam de horas de formação para a progressão na carreira/índice; 2.ª Prioridade – Outros docentes das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana.
Formador
Maria João Patrocínio Fernandes
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 15-11-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 15-11-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 04-12-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 4 | 08-01-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 5 | 22-01-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 6 | 05-02-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 7 | 26-02-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 8 | 07-03-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |