Escola + INclusiva turma _AFCD_T01
Apresentação
A transformação da prática pedagógica exige uma rutura com os métodos tradicionais de ensino, pela procura de abordagens inclusivas que respondam às necessidades individuais de cada aluno. Howard Gardner salienta a importância de selecionar materiais e estratégias diferenciadas, reconhecendo as diversas formas de aprender e compreender. O termo "inclusão" tornou-se tão comum que o seu significado tem sido diluído, sendo utilizado indiscriminadamente em diversos contextos, importando clarificar conceitos ligados à prática pedagógica. Comprometidos com a educação inclusiva, a maioria dos países ratificaram convenções internacionais, como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, tendo a UNESCO definido a educação inclusiva como um processo que procura responder à diversidade de necessidades dos alunos, promovendo a participação de todos na vida escolar e na comunidade. O processo de ensino vai para além da simples transmissão de conhecimentos, requer que os professores atuem como mediadores, proporcionando oportunidades para que os alunos construam conceitos e competências, pela utilização dos seus saberes prévios e sendo desafiados na aprendizagem. A escola deve conectar os conteúdos com a realidade e as experiências dos alunos, procurando significado e relevância que traga significado à aprendizagem. Com esta iniciativa, o Agrupamento de Escolas n.º 1 de Beja demonstra compromisso com a formação contínua dos seus profissionais, capacitando-os para lidar com as necessidades individuais dos alunos e para realizar adaptações centradas em boas práticas e na legislação vigente.
Destinatários
Educadores/as de Infância; Professores/as dos Ensinos Básico e Secundário, de Educação Especial e do GR 360; Técnicos/as Especializados/as
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Compreender os princípios e fundamentos da Educação Inclusiva; - Analisar os DL 54/2018 e DL 55/2018 e a sua aplicação prática nas escolas; - Explorar metodologias ativas e estratégias de diferenciação pedagógica; - Promover práticas de avaliação equitativa e centrada no aluno; - Fomentar o trabalho colaborativo entre docentes e a reflexão sobre desafios da inclusão.
Conteúdos
Módulo 1 – Acolhimento e Enquadramento - Boas-vindas e breve apresentação dos formadores. - Exposição dos objetivos e enquadramento da ação. - Dinâmica inicial: Padlet ou ClassPoint Word Cloud – “O que é, para mim, uma escola inclusiva?” Módulo 2 – Fundamentos e Enquadramento Legal - Breve contextualização histórica – Declaração de Salamanca. - Apresentação dos DL 54/2018 e 55/2018 – medidas universais, seletivas e adicionais. - Quiz interativo (ClassPoint/Wordwall) sobre medidas de suporte. Módulo 3 – Estratégias Pedagógicas Inclusivas - Exposição dialogada sobre diferenciação pedagógica e DUA. - Apresentação de metodologias ativas (PBL, sala invertida, gamificação, etc.). Módulo 4 – Avaliação Inclusiva e Equitativa - Apresentação dos princípios da avaliação formativa, diagnóstica e equitativa. - Práticas inclusivas de avaliação e desafios. Módulo 5 – Síntese e Encerramento - Síntese das ideias principais. - Debate: desafios para uma escola verdadeiramente inclusiva. - Avaliação da ação e encerramento.
Observações
Só serão certificados os formandos que participarem nas 3 horas de formação.
Formador
António Fernando Alface Gonçalves
Maria de Lurdes Chaveiro Raminhos
Maria de Lourdes Pinto Pão Duro Caldeira
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 05-11-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |