214

A Biblioteca Escolar: Leitura, Literacias e Futuro Digital turma _CF_T01

Apresentação

As transformações tecnológicas do século XXI têm vindo a alterar os contextos de aprendizagem, exigindo dos docentes novas formas de abordagem pedagógica que integrem as dimensões digital, informacional e mediática. A biblioteca escolar, como estrutura nuclear de apoio ao ensino e à aprendizagem, assume um papel essencial no desenvolvimento destas literacias e na promoção da leitura, oferecendo recursos, estratégias e oportunidades de formação articuladas com o currículo. Esta ação insere-se na missão da Rede de Bibliotecas Escolares e nas prioridades do Plano de Atividades da entidade proponente, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos docentes e para a inovação educativa. Visa fortalecer a articulação entre a biblioteca e as práticas letivas, potenciando o uso crítico do digital e a leitura como eixo de literacia e cidadania.

Destinatários

Educadores/as de Infância, Professores/as dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores/as de Infância, Professores/as dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.

Objetivos

- Valorizar o papel da biblioteca escolar na promoção da leitura, das literacias e do uso crítico do digital; - Explorar metodologias interdisciplinares e inovadoras que integrem a biblioteca escolar no desenvolvimento curricular; - Potenciar as competências digitais, informacionais e reflexivas dos docentes; - Promover a conceção e partilha de projetos educativos articulados com a biblioteca escolar, incorporando práticas de leitura, media e inteligência artificial.

Conteúdos

1.ª Sessão - 4 horas (sessão síncrona) - Literacias e educação no século XXI. - Biblioteca escolar e articulação curricular. 2.ª Sessão - 4 horas (sessão síncrona) + 1 hora (sessão assíncrona) - Estratégias e recursos do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar. - Práticas de integração curricular e reflexão conjunta. - Trabalho prático: discussão, reflexão e partilha. 3.ª Sessão - 4 horas (sessão síncrona) + 1 hora (sessão assíncrona) - Escrita e leitura colaborativas com apoio da biblioteca escolar. - Ferramentas colaborativas e trabalho de projeto. - Trabalho prático: discussão, reflexão e partilha. 4.ª Sessão - 3 horas (sessão síncrona) + 1 hora (sessão assíncrona) - A IAGen - Impactos e limites - O potencial da IA na promoção da leitura, pesquisa e pensamento crítico. - Trabalho prático: discussão, reflexão e partilha. 5.ª Sessão - 3 horas (sessão assíncrona) - Trabalho final: . Conceção de projetos educativos que articulem leitura, literacias, ética e futuro digital. . Oportunidades da gestão do currículo na articulação com a biblioteca escolar e o Banco de Recursos da RBE. 6.ª Sessão - 4 horas (sessão síncrona) - Apresentação e partilha de projetos de articulação curricular com a biblioteca escolar pelos formandos; - Avaliação da ação.

Metodologias

Este curso de formação será organizado e desenvolvido no formato à distância, com apresentação teórico-prática: terá a duração de 25 horas, e decorrerá em 6 sessões - síncronas e assíncronas - no contexto das práticas pedagógicas dos formandos. Os formadores assumem o papel de mediadores e facilitadores da reflexão crítica, orientando os participantes na integração de práticas de leitura e de literacia digital e informacional. Serão promovidas metodologias ativas que apoiem a conceção de projetos, incluindo a problematização ética das aplicações de inteligência artificial no contexto escola. Serão criadas oportunidades de trabalho individual e em grupo, privilegiando propostas integradoras de carácter prático, em ligação com os contextos de cada escola/agrupamento. As práticas realizadas durante as sessões serão discutidas, refletidas e partilhadas em plenário. Será solicitada aos formandos a apresentação de um portefólio (Padlet) com o trabalho realizado ao longo da formação, refletindo sobre o impacto dos projetos planificados.

Avaliação

A avaliação de cada formando será realizada sob o princípio da avaliação contínua, tendo em conta os seguintes parâmetros e ponderações: - Participação; Realização das Tarefas nas Sessões (40%); - Trabalho/Projeto Final; Reflexão Crítica/Relatório Individual (60%). Certificação: - Aplicação das Escalas Quantitativa (1 a 10 valores) e Qualitativa previstas no ECD e orientações subjacentes. A avaliação inferior a 5 implica a não atribuição de certificado; - Regime de Faltas / Presenças - Assistência a, no mínimo, 2/3 do total das horas de formação.

Bibliografia

Añón, E. M. ; Bargueño, E.; Barredo, F.; Nuere, S.(2010). Leer para aprender. Leer en la era digital. [Em linha]. Secretaría General Técnica. Centro de Publicaciones. Ministerio de Educación. Disponível e https://sede.educacion.gob.es/publiventa/con-firma-2010-leer-para-aprender-leer-en-la-eradigital/educacion/13939 Ministério da Educação e Ciência. Direção-Geral da Educação (2014). Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário. Autores: Pereira, S., Pinto, M., Madureira, E., Pombo, T., Guedes, M. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/referencial_educacao_media_2014.pdf Portugal. Rede de Bibliotecas Escolares. (2021). Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro — Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro Estratégico 2021-2027. Lisboa: Ministério da Educação. Disponível em https://rbe.mec.pt/np4/file/890/qe__21.27.pdf PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Aprender com a biblioteca escolar [Em linha]. Disponível em: http://www.rbe.mec.pt/np4/qe.html Rede de Bibliotecas Escolares. (2024, 14 fev.). A Inteligência Artificial nas Bibliotecas Escolares: uma resposta estratégica aos desafios da aprendizagem. Blogue RBE. Recuperado de https://blogue.rbe.mec.pt/a-inteligencia-artificial-nas-2812237

Observações

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: A seleção dos/as formandos/as será feita de acordo com a ordem de inscrição, respeitando as seguintes prioridades: 1.ª Prioridade – Professores/as Bibliotecários/as; 2.ª Prioridade – Docentes das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana que necessitam de horas de formação para a próxima mudança de escalão/índice; 3.ª Prioridade – Outros/as docentes das escolas associadas do CFAE Margens do Guadiana.

Formador

Catarina Isabel Cardoso Fernandes

Maria do Carmo Monteiro da Cunha Pato

Maria José Cascalheira Alves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-03-2026 (Terça-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Online síncrona
2 17-03-2026 (Terça-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Online síncrona
3 24-03-2026 (Terça-feira) 20:00 - 21:00 1:00 Online assíncrona
4 14-04-2026 (Terça-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Online síncrona
5 21-04-2026 (Terça-feira) 20:00 - 21:00 1:00 Online assíncrona
6 05-05-2026 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
7 11-05-2026 (Segunda-feira) 20:00 - 21:00 1:00 Online assíncrona
8 25-05-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
9 26-05-2026 (Terça-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Online síncrona
Início: 03-03-2026
Fim: 26-05-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-138053/26
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Plataformas Digitais

INSCREVER-ME